top of page

SAP

SAP Business One

Fluxo de caixa

Finanças

Sistema de Gestão

ERP

  • Foto do escritorGolive

5 benefícios de investir em um sistema ERP na indústria 4.0


A indústria 4.0 é caracterizada pela inovação que viabiliza modelos de negócios modernos e criação de novos produtos e serviços que atendam a necessidade da nova economia digital. Neste cenário, o investimento em um sistema ERP é determinante para alcançar os objetivos esperados, principalmente no setor industrial.

O sistema ERP (Enterprise Resource Planning, ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial) é uma ferramenta que permite a digitalização, automaçãomodernização dos processos na indústria. Assim, identificar os potenciais de uso e os benefícios da tecnologia no cenário industrial é essencial para se manter competitivo.


Quais os principais benefícios do sistema ERP para indústria?


A incorporação do sistema ERP na indústria 4.0 tem um potencial enorme. Afinal, permite integrar setores, centralizar informações, gerenciar processos, entre outras vantagens. Mas não é só isso. Confira os 5 principais benefícios de adotar essa tecnologia!


1. Previsibilidade


Uma das principais vantagens do sistema ERP é a qualidade e o volume de dados gerados e gerenciados no processo produtivo. O que auxilia na maior inteligência industrial somada à previsibilidade das demandas. Afinal, com esses dados disponíveis, os gestores podem mapear as demandas, reduzir erros, ajustar níveis de produção conforme a sazonalidade, dentre outras funções.

2. Estruturação de processos


O gerenciamento dos processos deve envolver todos os departamentos. Com o ERP, é possível centralizar as informações e oferecer mais assertividade às etapas gerenciais e produtivas. Cada processo pode ser mapeado com o sistema, que coleta dados específicos da participação de cada área na execução de uma tarefa. O que facilita para a padronização dos processos.


3. Redução de custos


A redução dos custos operacionais é possível com a menor perda de insumos e de matéria-prima devido à maior assertividade do planejamento da produção. Sem contar que a gestão automatizada do maquinário na indústria 4.0 reduz as paradas inesperadas e torna o planejamento das manutenções mais eficaz.

4. Aumento da produtividade


Com o mapeamento dos processos citado anteriormente, os gestores podem identificar e superar gargalos operacionais que comprometam a produtividade. O que por si só já aumenta o desempenho das equipes e da capacidade de produção. Além disso, a automação proporcionada pelo sistema ERP também reduz a necessidade de refação de tarefas.


5. Tecnologias disruptivas


Atualmente, a indústria 4.0 investe em novas tecnologias disruptivas e preditivas, como machine learning, Internet das Coisas e blockchain, com o objetivo de otimizar o desempenho da produção e dos ativos na indústria. O sistema ERP garante o monitoramento e a execução das tecnologias alinhadas às demais etapas produtivas. Por meio dessas soluções, as indústrias podem estudar novos modelos de negócios e desenvolver produtos e serviços relacionados à economia digital.

Como escolher o sistema ERP ideal para a indústria 4.0?


A definição do sistema ERP mais adequado à indústria 4.0 deve considerar as funcionalidades da ferramenta conforme as demandas do setor. O SAP Business One é uma solução global, presente em mais de 180 países, com funcionalidades específicas ao setor industrial.


Veja como o software pode ajudar as indústrias:


  • Estrutura do produto;

  • MRP e MRP II (Material Requirement Planning ou planejamento das necessidades de materiais);

  • Controle de qualidade;

  • Apontamento da produção;

  • Controle de custos;

  • Controle avançado da produção;

  • APS – Planejamento e Controle Avançado;

  • Internet das Coisas (IoT).


Disponibilizado no Brasil pela Golive, o SAP Business One ainda conta com infraestrutura local, na nuvem ou híbrida e também automação, análise de dados e inteligência artificial com foco na indústria.


Quer conhecer mais detalhes e benefícios do sistema ERP? Conheça agora o SAP Business One e entre em contato conosco!


Conheça melhor nossas soluções tecnológicas nas nossas redes sociais: Facebook/LinkedIn /Instagram/WhatsApp/Youtube

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page