SAP

SAP Business One

Fluxo de caixa

Finanças

Sistema de Gestão

ERP

  • GoLive

Gestão de fluxo de caixa em época de crise

Atualizado: Fev 4


Você está cuidando do caixa da sua empresa?

Através da ferramenta fluxo de caixa se controla todas as entradas e saídas (firmadas e previstas) da empresa. Em tempos de crise, pode ser um importante diferencial.

De acordo com uma pesquisa do Sebrae, o índice médio de mortalidade de empresas nos primeiros dois anos é de 26,9%, e uma das principais causas está no descontrole do fluxo de caixa.

Por isso, temos algumas dicas de gestão e soluções que poderão te ajudar:

Adiante os recebíveis de todos os adquirentes. Esta é uma alternativa a qual você, mesmo sem necessidade aumentar as receitas ou diminuir as despesas, pode aumentar o fluxo de caixa. Mesmo que você precise pagar uma taxa pela antecipação, tal recurso pode ser importante para a saúde do seu caixa.

Renegocie o vencimento dos pagamentos com os seus fornecedores, prestadores de serviços e bancos. Entenda quanto tempo você permanecerá fechado ou em regime paliativo, quais são os pagamentos que precisam ser feitos nesse período e faça uma negociação para postergá-los. Se possível, assuma o compromisso de pagá-los somente depois do período de isolamento social.

Há espaço, na forma de diálogo, para que os prestadores de serviços, nos contratos, façam revisões na tabela de preços e nas condições comerciais no pós-crise.

Preserve suas relações. Você precisará delas no pós-crise. Garanta que seu time estará pronto para recomeçar e dialogue com seus fornecedores. Não fuja desse diálogo. Conversas com empatia e transparência entre as partes são fundamentais para todos chegarem em um objetivo comum: ter condições mínimas de sobrevivência para uma retomada depois dessa crise.

Na etapa final dessa crise, será preciso adequar suas despesas às novas condições de venda. Isso envolve a possibilidade de redução dos turnos de trabalho para preservar o máximo de empregos, adaptando a folha de pagamentos para uma nova realidade.


A expectativa de vendas após a quarentena, segundo estudos, é de 50% do volume anterior à crise com crescimento de 5% a 7% por mês até o fim do ano.

Prepare-se para uma retomada porque ela vai acontecer, mesmo que de forma lenta e gradual. Pense no que é preciso ser feito para você ter fôlego no momento de retomada, sem colocar em risco suas atividades nos próximos 6 a 12 meses.

Quando você dá o seu melhor, envolvendo os parceiros e suas equipes, o carro vai andar e ganhar velocidade. Confie nesse movimento!



Atualização do fluxo de caixa é instantânea com o SAP Business One


Ao utilizar o ERP SAP Business One, à medida em que são registradas as vendas, compras e os movimentos financeiros (pagamentos e recebimentos) a atualização do fluxo de caixa é instantânea.

E essa é uma vantagem imensa diante de planilhas não integradas, onde os lançamentos geralmente refletem o movimento do dia anterior.

Como o fluxo de caixa apresenta um retrato da situação atual e a projeção de movimento financeiro futuro, o SAP B1 também facilita a tarefa de planejar os pagamentos e recebimentos de recursos, colocando as finanças nos eixos a tempo de evitar problemas.

O sistema ainda gera relatórios do movimento financeiro do caixa que podem ser segmentados por tipo de recebíveis: cartão de débito, cartão de crédito, cheque e dinheiro.

Com isso, é possível fazer o fechamento de caixa mais rapidamente e, posteriormente, conferir se os valores de cartões e cheques foram efetivamente creditados na conta bancária da empresa. Desta forma, é possível conhecer bem o movimento financeiro e perceber onde podem existir desperdícios, indisciplinas ou ineficiências.


Abaixo segue vídeo mostrando como funciona o Fluxo de Caixa do SAP B1.


Quanto mais profissional e eficiente for o seu gerenciamento, melhores serão os resultados que a empresa poderá alcançar, e o SAP Business One pode ajudar no fluxo de caixa com funcionalidades que oferecem controle completo dos números da empresa.

Conheça soluções para seu negócio nas redes sociais da GoLive: Facebook/ LinkedIn / Instagram/ WhatsApp/ Youtube

#SAP #SAPB1 #SAPBusinessOne #FluxodeCaixa #GoLiveConsultoria #ControleFinanceiro #ERP #Sistemadegestao

114 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • YouTube
  • Design sem nome
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram

(41) 3078-5005

Rua Edmundo Saporski, 116 Curitiba Paraná Brazil 80710-610

©2019 by GoLive Consultoria