top of page

SAP

SAP Business One

Fluxo de caixa

Finanças

Sistema de Gestão

ERP

  • Foto do escritorGolive

A Importância das Fichas Técnicas na Confecção

Na indústria de confecção, o planejamento e o controle da produção são imprescindíveis para que a lucratividade seja atingida. Para que esses processos sejam bem-sucedidos, uma das principais ferramentas é a ficha técnica.

fichas técnicas na confecção

O processo de criação de uma coleção passa por diversas etapas e envolve muitas pessoas. Por isso, contar com ferramentas que auxiliem na organização e visualização das informações é muito importante. 


Dentre as ferramentas utilizadas no desenvolvimento da coleção, estão as fichas técnicas. Esse documento descreve todas as etapas que envolvem a elaboração de uma peça e auxilia na organização centralizada de informações essenciais da produção, como o tipo de tecido e aviamentos e os desenhos técnicos. Além disso, a ficha técnica é a peça chave fundamental para a geração do Bloco K do SPED Fiscal.


Para que servem as fichas técnicas?


O grande objetivo de uso de fichas técnicas é a organização e registro de informações. A ideia central é reunir, em um único lugar, informações detalhadas sobre todo o processo produtivo das peças de roupa.


As fichas técnicas também auxiliam na comunicação da equipe produtiva, evitando erros, desperdícios e evitando ruídos durante a criação das peças.


É quase impossível imaginar uma confecção funcionando de forma ordenada sem utilizar as fichas técnicas para orientar a produção das peças. 


Os benefícios das fichas técnicas


As fichas técnicas atuam como um instrumento de identificação do pré-custo de cada peça, determinando se vale a pena ou não fabricar o modelo em larga escala, bem como auxiliar na definição do preço de venda da peça.


Além disso, utilizar as fichas técnicas de moda traz vários benefícios, como:


  • Documentar todo o processo de desenvolvimento;

  • Organizar os passos de desenvolvimento das peças;

  • Permitir o acompanhamento e a padronização de cada etapa do processo, da criação à aprovação das peças;

  • Pré-determinar os custos da peça, pois possibilita analisar e descrever a matéria-prima que será utilizada;

  • Evitar a compra de matéria-prima errada ou excedente, evitando desperdícios e prejuízos;

  • Aumentar a agilidade e a entrega dos resultados.


Dados importantes de preenchimento das fichas técnicas


Agora que você já entendeu a importância e os benefícios de contar com as fichas técnicas, é hora de entender quais são os dados importantes para preenchimento de uma ficha. 


Os campos de preenchimento dos modelos de fichas técnicas podem variar. Por isso, é bem importante que cada empresa adapte seu modelo de ficha de acordo com as suas necessidades. Decidindo quais são as informações mais relevantes e essenciais

Um modelo padrão de ficha técnica deve conter as seguintes informações:


  • Dados da coleção, referência, datas e descrição do produto;

  • Desenhos de frente, costas, laterais. Quanto mais informação, menor a chance de erros e mais fácil fica o trabalho da área produtiva;

  • Dados de toda a matéria-prima que irá compor a peça, como tipos de tecido e sua composição, aviamentos, detalhes de bordados, etiquetas, cores e especificação de tamanho (grade);

  • As fichas técnicas também devem informar se a peça passa por algum processo de beneficiamento fora da confecção, como estampa, tingimento e lavagem.


As informações precisam ser relevantes e pertinentes para todas as áreas que estiverem envolvidas no processo produtivo, desde o setor de compras até o acabamento e entrega do produto.


Principais erros no preenchimento da ficha técnica e como evitá-los


A eficácia da ficha técnica de moda depende da sua elaboração e execução cuidadosas, visando evitar equívocos que possam comprometer a produção, causar retrabalhos e, inclusive, atrasar a coleção de roupas. 


Por isso, é crucial evitar alguns erros comuns para maximizar a eficácia do documento:


  1. Especificar quantidades excessivas de matérias-Primas: Precisão na quantidade de matérias-primas evita custos desnecessários e problemas na produção. Evite excessos para garantir um controle eficiente de custos.

  2. Não explorar o campo das observações: Mesmo sendo opcional, as observações são cruciais para evitar retrabalhos e atrasos. Fornecer detalhes nesse campo integra toda a equipe, garantindo a compreensão das especificidades das peças.

  3. Falta de clareza das informações: Evite informações que possam gerar interpretações diversas. Priorize a clareza, mantendo a assertividade e detalhamento necessários para facilitar a compreensão por profissionais de diversos setores.


Elaborar fichas técnicas eficientes requer a combinação equilibrada de detalhamento, precisão técnica e compartilhamento de informações, contribuindo para uma produção mais eficaz e sem contratempos.


E aí, você já usa fichas técnicas na sua confecção? Já cometeu alguns dos erros citados? Sabia de todos os benefícios para o desenvolvimento da sua coleção de moda? 


O SAP B1Moda atende de forma integrada e inteligente além da ficha técnica inúmeras outras funcionalidades que pode ajudar a organizar e alavancar sua confecção. Entre em contato conosco e marque uma demonstração clicando aqui.

126 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentarer


bottom of page