top of page

SAP

SAP Business One

Fluxo de caixa

Finanças

Sistema de Gestão

ERP

  • Foto do escritorGolive

Capital de Giro: Como Fazer uma Boa Gestão

Capital de giro

A sobrevivência de uma empresa está intrinsecamente ligada à eficaz administração de seu capital de giro, um elemento vital que, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a FGV, emerge como uma das principais causas de mortalidade empresarial no Brasil.


Mesmo aquelas empresas com robusto faturamento e margens de lucro expressivas não estão imunes a esse desafio. O motivo é claro: ter capital não é suficiente, é fundamental saber administrá-lo.


A boa notícia, entretanto, é que existem estratégias eficazes para melhorar o controle financeiro e, assim, garantir um capital de giro condizente com as necessidades operacionais. O cerne dessa eficácia reside na gestão estratégica das entradas e saídas financeiras.


Como Ter um Bom Capital de Giro


Conquistar um capital de giro robusto requer uma administração financeira estratégica e eficiente. Isso implica não apenas em monitorar pagamentos e recebimentos, como também em antecipar-se a possíveis imprevistos, elaborar projeções orçamentárias, criar planos de ação e identificar e aproveitar oportunidades.


Confira 3 problemas que podem estar te impedindo de ter um bom capital de giro e as referidas soluções:


1. Projetando Contas a Receber


O monitoramento ineficiente das contas a receber, muitas vezes decorrente de processos manuais, é um problema comum que compromete a previsão precisa dos recebimentos. Isso resulta em perda de controle do orçamento e aumento das chances de inadimplência.


  • Problema: Planilhas Manuais e Projeções Inexatas

O uso de planilhas offline, atualizadas manualmente por diferentes equipes, é o cerne do problema. Essa abordagem torna a projeção das contas a receber complexa e imprecisa, resultando em valores errados, datas equivocadas e até mesmo cobranças negligenciadas. O resultado direto é a perda de dinheiro e oportunidades para um planejamento mais assertivo.


  • Solução: Integração em Tempo Real para Projeções Precisas

A resposta a esse desafio reside na integração em tempo real das informações comerciais e financeiras. Ferramentas que possibilitam a automação do processo, como o cadastro de vendas pela área comercial integrando automaticamente os valores a receber no controle financeiro, garantem projeções precisas e eficientes.


2. Desenvolvendo Estratégias para Prevenir a Inadimplência


A elaboração de um plano de ação eficaz para lidar com a inadimplência requer clareza nas contas a receber. Sem esse controle claro, identificar potenciais focos de inadimplência e criar estratégias de contenção torna-se uma tarefa complexa. A falta de histórico de pagamentos e o desconhecimento dos hábitos dos clientes contribuem para a incerteza desse monitoramento.


  • Problema: Falta de Controle e Histórico Prejudicam a Prevenção

A ausência de um histórico claro e o acompanhamento insuficiente antes da venda são as raízes do problema. Em ambientes de controle manual, a equipe comercial enfrenta dificuldades em compreender os hábitos de pagamento dos consumidores, resultando em vendas para clientes com históricos recorrentes de inadimplência.


  • Solução: Integração Tecnológica e Habilidades Humanas

Novamente, a solução recai sobre a integração eficiente. Uma implementação adequada de sistemas que integrem áreas de vendas e finanças, aliada a ferramentas que gerem relatórios em tempo real, proporciona uma visão clara dos pagamentos. Essa abordagem possibilita identificar indicadores de assiduidade nos pagamentos, apontando valores potenciais atrasados e permitindo a implementação de ações preventivas.


3. Maximizando Oportunidades nas Contas a Pagar


Ir além do pagamento em dia e enxergar oportunidades nas contas a pagar é fundamental para otimizar os recursos financeiros da empresa. A falta de planejamento nesta área pode resultar em perdas de oportunidades de economia e credibilidade, prejudicando a saúde financeira do negócio.


  • Problema: Falta de Planejamento e Oportunidades Perdidas

A falta de uma estratégia eficiente nas contas a pagar não apenas prejudica a credibilidade do CNPJ, mas também leva a perdas significativas de oportunidades de economia. Pagar mais do que o necessário por produtos, serviços ou impostos é uma realidade quando o controle preciso das despesas não está presente.


  • Solução: Ferramentas Adequadas e Previsão Precisa

A solução começa com a separação clara das despesas fixas e variáveis. Em seguida, é essencial identificar quais custos podem ser otimizados pagando-os antes do vencimento. Efetuar pagamentos em dia, evitar multas e juros por atrasos e manter uma previsão sólida dos compromissos futuros são passos vitais para a sobrevivência do negócio.


Em última análise, todas essas tarefas podem ser executadas com maior precisão através do uso de ferramentas adequadas, consolidando a importância de adotar tecnologias eficientes na gestão do capital de giro da sua empresa.


SAP Business One como uma Solução para o Capital de Giro


Sem dúvida alguma, a gestão estratégica dos recursos financeiros é um pilar essencial para a saúde do capital de giro de uma empresa. Conscientes da importância desse controle, empresários e gestores reconhecem a eficácia operacional proporcionada por ferramentas como os Sistemas de Gestão Integrada (ERP - Enterprise Resource Planning), que conectam de forma abrangente e em tempo real as informações tanto comerciais quanto financeiras.


A chave para uma gestão estratégica do capital de giro reside na implementação de um ERP eficiente. Nesse contexto, o SAP Business One (SAP B1) se destaca, oferecendo soluções robustas para atender às necessidades das empresas.


Com mais de 13 anos de experiência na implementação do SAP B1, estamos à disposição para auxiliar na instalação do ERP em sua empresa, impulsionando a eficiência da gestão financeira e garantindo a sustentabilidade do seu capital de giro. Não permita que a escassez de recursos comprometa o futuro do seu negócio. Estamos aqui para potencializar o seu sucesso.


Entre em contato com a Golive Consultoria e leve a sua gestão financeira para o próximo nível com o SAP Business One!

127 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page