top of page

SAP

SAP Business One

Fluxo de caixa

Finanças

Sistema de Gestão

ERP

  • Foto do escritorGolive

Inteligência empresarial: vantagens de integrar o BI ao ERP

Entenda como a integração entre Business Intelligence e Enterprise Resource Planning pode trazer significativos avanços para os seus negócios.


Os dados são um recurso valioso para as empresas, mas a falta de conhecimento sobre como utilizá-los pode se tornar um problema. É aí que entra o Business Intelligence (BI), uma estratégia que coleta e transforma dados em informações valiosas para a tomada de decisão. Quando combinado com o Enterprise Resource Planning (ERP), é possível ter uma visão completa do negócio e aproveitar os dados de forma mais estratégica.



Por isso, vamos explorar as vantagens dessa combinação. Mas, antes...


O que é Business Intelligence?


Imagine um monte de dados desconexos, que não parecem ter relação entre si. O Business Intelligence é a estratégia que coleta e transforma esses dados em informações valiosas, gerando conexões e insights importantes para a tomada de decisão.


Além disso, ao analisar as informações presentes no histórico, é viável prever com maior confiabilidade e em tempo real os caminhos mais seguros para a empresa, incluindo decisões relativas a investimentos. Por essa razão, o BI não se resume a um simples relatório.


E mais, ao utilizá-lo, é possível também ganhar uma vantagem competitiva, pois permite conhecer o negócio profundamente e projetá-lo para melhores resultados.


A relação entre BI e ERP


O ERP é um sistema que automatiza processos e centraliza funções corporativas. Quando integrado com o Business Intelligence, é possível obter insights importantes com apenas um clique. Se o ERP possuir uma solução BI nativa, isso é ainda mais vantajoso para o negócio.


Vantagens de integrar o BI ao ERP


A integração do Business Intelligence com o Enterprise Resource Planning traz diversas vantagens para as empresas. Algumas delas incluem:

  • Visão completa da empresa: a integração do BI com o ERP permite uma visão mais ampla e detalhada do negócio, pois os dados ficam centralizados em uma única plataforma. Isso facilita a análise e a compreensão do desempenho da empresa como um todo. Além disso, com tudo conectado, é mais fácil identificar os gaps nos processos e ajustá-los. A unificação de dados também melhora a relação com clientes e fornecedores.

  • Melhor tomada de decisão: com o acesso a informações precisas e atualizadas em tempo real, os gestores podem tomar decisões mais embasadas e estratégicas para a empresa.

  • Melhor desempenho: com a visão ampla e detalhada do negócio, a tomada de decisão embasada e a identificação de oportunidades, a integração do BI com o ERP pode levar a um melhor desempenho e resultados para a empresa.

  • Relatórios atualizados: os dados podem ser acessados em tempo real, permitindo decisões mais ágeis, otimizar ações e se destacar no mercado.

  • Identificação de oportunidades: a análise dos dados integrados do BI com o ERP pode ajudar a identificar oportunidades de melhoria em processos e ações que possam levar a novas oportunidades de negócios.

  • Aproveitamento do legado: a análise do histórico é importante para garantir uma experiência aperfeiçoada no futuro.

  • Monitoramento de grande volume de dados: com o BI, é possível acessar dados de forma segura e utilizá-los para tomar as melhores decisões.

  • Clientes mais satisfeitos: o uso do BI pode gerar mais receita ao aumentar a base de dados sobre os clientes e oferecer uma experiência personalizada.

  • Redução de custos: a integração pode ajudar a identificar áreas que possam estar gerando custos desnecessários e a encontrar soluções para otimizar os processos e reduzir gastos.


Quando implantar o BI nos negócios?


Se a empresa ainda não conta com uma solução ERP que disponibilize nativamente BI, é hora de avaliar as oportunidades perdidas.


O SAP Business One na versão HANA possui nativamente ferramentas analíticas, oferecendo recursos aprimorados para análise de negócios e inteligência empresarial (BI). O HANA é uma plataforma de banco de dados de alto desempenho e em memória desenvolvida pela SAP, que permite processar grandes volumes de dados de forma rápida e eficiente.


Com o SAP B1 HANA, você pode realizar análises avançadas e obter insights em tempo real sobre as operações da sua empresa. Ele oferece recursos como análise de dados em tempo real, modelagem preditiva e recursos de visualização de dados para facilitar a tomada de decisões informadas.


Portanto, se você precisa de um sistema de gestão empresarial completo com recursos de BI integrados, ele pode ser o mais adequado para sua empresa. Para isso, conte conosco!


A Golive Consultoria oferece soluções para gerenciar as operações diárias do seu negócio enquanto você se concentra na expansão sustentável a longo prazo. Com um time de especialistas em SAP B1, podemos personalizar a implantação do sistema para atender às suas demandas e superar suas expectativas.

102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page