top of page

SAP

SAP Business One

Fluxo de caixa

Finanças

Sistema de Gestão

ERP

  • Foto do escritorGolive

Como escolher o melhor software de gestão financeira para sua empresa

Maximizando a eficiência do seu negócio com Sistemas de Gestão Financeira.


melhor software de gestão financeira

A transformação tecnológica nas empresas trouxe um grande impacto no mercado, disso ninguém duvida. Porém, existem muitas formas de aplicar soluções tecnológicas dentro da sua empresa.


Para crescer e escalar seu negócio, por exemplo, você precisa conhecer as principais ferramentas de gestão financeira que podem auxiliar nesse processo.


Escolher um bom software de gestão financeira é essencial para vender mais e se consolidar como um forte player dentro da sua área de atuação. Afinal, esse tipo de plataforma pode ajudar sua empresa a crescer, disponibilizando muitas ferramentas e otimizando seus processos internos.


O que é um software de gestão financeira?


Vale ressaltar que um software de gestão financeira é um dos grandes aliados estratégicos para sua empresa. Essa ferramenta consegue concentrar todas as informações financeiras da sua empresa em um único ambiente.


Além disso, ela torna todos os seus processos financeiros mais ágeis e eficientes. Você também pode utilizá-la para fornecer indicadores financeiros, como lucro líquido, faturamento bruto, margem de lucro e ticket médio.


Quais são os tipos de soluções financeiras para empresas?


Os softwares de gestão financeira, integrados de forma inteligente com seu time de financeiro, podem ser a melhor opção para impulsionar os resultados do seu negócio. Dentro do seu planejamento é possível utilizar as plataformas como base para estipular e atingir suas metas, além de alavancar as vendas de curto, médio e longo prazo. Confira algumas das soluções que um software pode oferecer:

  • Planejamento financeiro: Uma das principais vantagens de um software é melhorar seu planejamento financeiro. Através dele, é possível gerenciar todo seu fluxo de caixa, compreendendo melhor seus recebíveis, taxa de conversão e situação de clientes inadimplentes. Além de agilizar o processamento de todos esses dados, ele também permite maior eficiência no momento de criar seu plano de negócio e estabelecer uma rotina financeira saudável dentro da sua organização.

  • Conciliação de dívidas: A conciliação de dívidas é uma forma eficiente de resolver dívidas com seus clientes. A partir dela, você pode negociar as melhores condições de quitação para seus consumidores ou notificar sobre possíveis consequências da inadimplência. Evitar a inadimplência, inclusive, é fundamental para fortalecer sua marca mantendo uma relação saudável com seus consumidores.

  • Gestão de gastos: Gerir gastos evita desperdício dentro da sua empresa, além de ajudar a definir para onde direcionar os investimentos no seu negócio. Ou seja, um software de gestão financeira ajuda na sua tomada de decisão, tornando-a mais assertiva. Por isso, escolher o software correto atua diretamente na sua capacidade de gerir bem seus recursos e possibilitar crescer com qualidade e saúde financeira.

  • Empréstimo e Crédito: Você também pode controlar as solicitações de crédito e empréstimo ao entender melhor a situação financeira do seu negócio. Além de poder identificar e gerenciar a capacidade de pagamento a prazo dos seus clientes, existem recursos que podem ser solicitados para ajudar a contribuir com seu fluxo de caixa, como a antecipação de recebíveis.

  • Automatização de recebíveis: A automatização dos processos de recebíveis também é uma solução encontrada em plataformas de gestão financeira. Com essa função é possível oferecer os principais meios de pagamentos aos consumidores, com checkout seguro e otimizando a experiência de venda.


Quais são os impactos do sistema financeiro para as empresas?


Ao escolher uma boa plataforma de gestão financeira é possível ampliar os resultados positivos do seu negócio. Você consegue utilizar essa ferramenta para otimizar seus processos e atingir objetivos com maior facilidade. Se a meta do seu negócio é escalar suas vendas ou abranger uma parcela maior de clientes, um software pode ser a solução ideal. Além disso, ele também permite compreender melhor o status da sua saúde financeira empresarial.

  • Insumos para a tomada de decisão: Um fator muito importante do uso dos softwares são os insumos disponíveis para tomada de decisão. Utilizar um sistema financeiro para empresas garante um melhor fluxo de informações internas sobre os recursos disponíveis do seu negócio e suas necessidades financeiras. Assim, com uma visão mais ampla, é possível entender melhor para qual caminho você deve levar sua organização, sendo mais consistente na tomada de decisões.

  • Dados para facilitar o planejamento financeiro: Da mesma forma, um gerenciador financeiro facilita a qualidade do seu planejamento das suas finanças empresariais. Afinal, você pode antecipar situações, trabalhar seu fluxo de caixa e definir metas a partir das informações disponíveis para você.

  • Prevenção e combate à inadimplência: Com um sistema mais eficiente de gestão financeira, você pode combater a inadimplência dos seus clientes. Afinal, você pode ter melhor visibilidade da situação de pagamentos e pode aplicar métodos para evitar o não pagamento.

  • Projeção de fluxo de caixa: Ao projetar seu fluxo de caixa você consegue tomar decisões assertivas e entender melhor qual a situação do seu capital de giro. Sendo assim, o software de finanças empresariais permite que você identifique de onde vêm seus principais recursos, além de entender quais são seus principais produtos e meios de pagamento mais utilizados pelos seus consumidores.

  • Minimização de erros e agilidade nos processos financeiros: Mesmo com uma equipe financeira qualificada, qualquer pessoa está sujeita a erros. Utilizar planilhas como programa de controle financeiro empresarial e gestão de caixa pode ocasionar em erros de preenchimento ou atrasos na resolução de problemas. Um software agiliza todo o fluxo de informações, além de evitar a ocorrência de erros dentro desse processo. Você também ganha tempo para sua equipe financeira, para que possam atuar em atividades mais complexas.


Quais são as funcionalidades necessárias em um sistema de gestão financeira?


Agora que você já entende as vantagens que um bom sistema de gestão financeira pode trazer para sua empresa, é importante entender quais são as principais funcionalidades que você deve possuir em um software de gestão. Confira as 10 mais importantes que podem ajudar sua empresa a otimizar seus processos:


  1. Controle de contas a pagar e contas a receber: Um bom software ajuda a melhorar sua visibilidade financeira. Com isso, é possível ter maior controle das suas contas a pagar e receber. Ou seja, todo seu fluxo de caixa fica otimizado. Você tem mais insumos para entender sua situação econômica da sua organização financeira e mais clareza de como está o fluxo das suas vendas, fornecedores e gastos internos.

  2. Controle de fluxo de caixa: O fluxo de caixa faz parte do coração do seu negócio. Ele ajuda a definir suas prioridades de investimento e permite compreender melhor como está a saúde das suas finanças. Por isso é importante ter um sistema eficiente para controle de caixa, além de permitir previsibilidade de ganhos e perdas.

  3. Emissão e envio de proposta comercial: Uma boa plataforma de gestão permite que você administre sua proposta comercial, definindo esse documento que apresenta seus serviços ou produtos, assim como os valores cobrados por eles. A partir da proposta comercial, você estabelece uma relação com seus consumidores ou sócios, podendo definir rumos de atuação.

  4. Organização do fluxo de pedidos e da logística: Manter o controle sobre a logística do seu negócio é essencial. Um bom software de gestão financeira online permite integração e funcionalidades que ajudam a manter sua empresa organizada, como o gerenciamento de estoque e pedido de venda, por exemplo. Ou seja, você consegue estabelecer processos eficientes para oferecer promoções aos seus clientes, repor estoque ou até mesmo entender quais são seus produtos que têm maior demanda.

  5. Emissão de nota fiscal eletrônica: Você também pode utilizar um sistema de gestão para emitir notas fiscais eletrônicas. Essa função é fundamental para melhorar seu gerenciamento de notas, facilitando auditorias e dando mais agilidade aos seus procedimentos contábeis. Uma rápida emissão de notas também pode ajudar no seu relacionamento com o consumidor, já que oferece agilidade e eficiência no atendimento de pedidos.

  6. Cadastro de clientes: Manter um banco de cadastro dos seus clientes é muito importante. É a partir das informações contidas nesses bancos que se torna possível realizar notificações, cobranças, enviar ofertas ou negociações, além de manter um contato funcional com seus consumidores. Você também pode utilizar o cadastro para buscar informações de crédito dos seus clientes, evitando riscos de inadimplência ao oferecer uma venda a prazo.

  7. Gestão de estoque automático: Como falamos, o gerenciamento de estoque é uma etapa muito importante do funcionamento do seu negócio. Com um sistema de gestão financeiro é possível automatizar o processo de controle dos seus produtos em estoque. Assim você consegue avisar seus fornecedores com mais agilidade, melhorando o processo de reposição e evitando que haja uma sobrecarga de pedidos que você não consegue corresponder.

  8. Emissão de nota fiscal de entrada: A nota fiscal de entrada é um documento importante dentro do seu controle interno. Ela garante um registro de tudo que foi adquirido pela sua empresa, ajudando a organizar tudo que envolve o produto recebido – controle de estoque, planejamento de produção, finanças etc. Por isso, é importante emitir esse documento de forma eficiente e, principalmente, sem erros. A automatização garante que não existam inconsistências na emissão.

  9. Controle de pedido de compra: Ainda falando sobre organização de estoque, uma plataforma ajuda a controlar seus pedidos de compra em um único ambiente. Assim você pode garantir que seus fornecedores estarão cientes das suas necessidades de reposição, permitindo que você controle a capacidade do seu estoque e suas logísticas de entrega e reposição.

  10. Integração contábil: Por fim, uma das principais funcionalidades que um software pode oferecer para seu negócio é a integração contábil. Essa solução permite integrar seu sistema de gestão financeira com o sistema utilizado pelo escritório de contabilidade da sua empresa. Assim, as informações mais importantes sobre as finanças e condições fiscais do seu negócio podem ser compartilhadas com seu contador com eficiência e segurança de dados.

Por que um software financeiro é tão importante?


Veja a seguir, os motivos pelos quais é imprescindível contar com um sistema de gestão financeira.


Conformidade: As empresas precisam manter o compliance de suas operações, principalmente, quando tratamos do setor financeiro. Com a regulamentação e os processos bem definidos, qualquer organização normaliza a transmissão de informações, especialmente, as suas obrigações tributárias.


Precisão: Um software financeiro inibe a redundância no lançamento dos dados, reduzindo a ocorrência de erros e retrabalhos na gestão da informação, em tomadas de decisão e até em fluxos de trabalho e processos. Com maior acurácia dos seus registros, a empresa também precifica melhor os produtos ou serviços, conhece mais profundamente os seus processos e o seu público, identifica padrões na demanda e em outros aspectos do negócio que permitem criar projeções e antecipar necessidades.


Integração: Com a digitalização, o surgimento de ferramentas cada vez mais inovadoras e a adesão ao trabalho remoto, as empresas também precisaram manter a alta disponibilidade de dados. Assim, garantem acessibilidade a quem compete a análise e a visualização dessas informações.


Além disso, a integração entre as inúmeras ferramentas de gestão favorece a criação de análises preditivas mais acertadas, assim como a conexão entre os dados financeiros de diferentes unidades que participam das operações corporativas, como filiais e parceiros de negócio. A consolidação de dados alinha os processos e mitiga falhas que eventualmente interferem na qualidade dos resultados.


Escalabilidade: À medida que as empresas crescem, seus sistemas e processos também aumentam, é preciso contratar mais profissionais e ampliar a infraestrutura para atender adequadamente a essa demanda. A escalabilidade de um sistema garante que a gestão também será dimensionada conforme esse crescimento, assegurando a mesma eficiência, mesmo que cresça o volume de trabalho.


Segurança: Segurança é um aspecto crítico de uma infraestrutura de TI, e o sistema de gestão financeira exige a adição de camadas de proteção que aumentem a confidencialidade e a integridade das informações armazenadas em repositórios e hardwares que integram essa estrutura. O sistema adequado protege esses dados críticos contra roubo, fraudes e outros atos criminosos. Isso ocorre por meio de recursos de gerenciamento de risco e conformidade, uma gestão de identidades e acessos e o controle multifatorial para a visualização de informações mais sensíveis, por exemplo.


Qual o melhor software de gestão financeira?


Uma opção robusta para a gestão financeira de sua empresa é o SAP Business One (SAP B1). Este software oferece uma solução completa para suas necessidades, abrangendo todas as funcionalidades essenciais e muito mais. Com uma interface amigável e recursos de integração, ele permite que sua empresa mantenha a conformidade, otimize seus processos financeiros e promova o crescimento.


Para saber mais sobre como o SAP B1 pode beneficiar sua empresa, entre em contato com a Golive Consultoria. Nossos especialistas estão prontos para ajudar a encontrar a solução certa para as necessidades financeiras da sua organização.


Em um mundo de negócios cada vez mais competitivo, a escolha do software de gestão financeira certo pode fazer toda a diferença. Garanta que sua empresa esteja no caminho certo para o sucesso financeiro, escolhendo uma solução confiável e adaptada às suas necessidades.


Fale com nossos consultores hoje mesmo e descubra como o SAP Business One pode impulsionar o sucesso financeiro de sua empresa!

114 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page