top of page

SAP

SAP Business One

Fluxo de caixa

Finanças

Sistema de Gestão

ERP

  • Foto do escritorGolive

O que é Middleware da TOTVS? O que muda no eSocial?


As soluções de infraestrutura e automação de processos no mundo corporativo tornou-se essencial para a atualidade tecnológica que vivemos e algumas destas soluções surgem com nomes bastante específicos de forma que passe despercebido seus benefícios para a empresa.

Um exemplo é o Middleware ou também conhecido como Enterprise Application Integration (Integração de aplicativos corporativos).

AFINAL, O QUE É MIDDLEWARE?


Do ponto de vista etimológico MIDDLE em inglês significa Meio + WARE que é um sufixo usado para denotar conjunto, ou seja, Middleware denota as tecnologias intermediarias.

Na prática, o Middleware é um software que permite a conexão de dois aplicativos para que os dados e bancos de dados possam ser facilmente transportados. O Software é comparado a um sistema de “encanamento” onde as informações são transportadas de um lado para outro.

Essas informações não precisam necessariamente estar na máquina do servidor de aplicações, podendo estar fora do ambiente físico da máquina e até mesmo em plataformas diferentes com sistemas operacionais diferentes.

NOVIDADE TOTVS


Para atender ao E-Social a TOTVS Liberou a solução Middleware para a Linha Protheus (projeto eSocial do futuro), um serviço disponibilizado pelo TAF que transporta o XML para o Governo, sem a necessidade de gravar XML em tabelas, além de não ser mais necessário acessar o TAF.

O Middleware está disponível a partir do release 12.1.25, sendo necessário estar com o sistema atualizado com o último pacote e dicionário diferencial do E-Social.

QUANDO O MIDDLEWARE PODE SER UTILIZADO NO PROTHEUS?

  • Utilizo o produto TAF apenas como mensageria, ou seja, o xml a ser enviado ao Governo é totalmente consolidado dentro do meu sistema;

  • A consolidação de RPA's + Folha é realizada dentro do módulo de RH e quando a folha e BackOffice forem da mesma linha, no caso o Protheus;

  • Os clientes que entregam o REINF pelo TAF podem optar pelo Middleware, porém é necessária a atualização completa da solução TAF (repositório, lib, binário, dicionários, etc);

  • Os clientes que não necessitam entregar os eventos S-1250 / S-1260 referentes à Produção/Comercialização Produtos Rurais.

O QUE MUDA PARA CLIENTES QUE OPTAREM POR CONTINUAR UTILIZANDO O TAF?

Para os clientes que não se enquadram nos itens acima citados a TOTVS disponibilizou algumas atualizações no TAF o qual foi denominado TAF Full. Para isto foram disponibilizadas algumas melhorias as quais são abaixo citadas:

  • Relatório de INSS e FGTS desenvolvidos para conferência dos tributos no E-social;

  • Atualizador automático e simplificado TAF;

  • Consulta de informações direto no RH

  • Comparativo entre XML gerado pelo TAF e XML gerado pelo Protheus.


Assim como o Middleware, é opcional a migração para o TAF Full.


A GoLive Consultoria poderá lhe apoiar na implantação do Middleware ou na atualização do TAF Full dentro do TOTVS Protheus. Não deixe para a última hora. Entre em contato conosco.


Conheça outras soluções para a entregas de obrigações acessórias nas redes sociais da GoLive: FacebookLinkedIn Instagram/ WhatsApp/ Youtube

273 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page