top of page

SAP

SAP Business One

Fluxo de caixa

Finanças

Sistema de Gestão

ERP

  • Foto do escritorGolive

O que é ERP?

Atualizado: 23 de mar. de 2022


O que é ERP?

É comum que as pessoas perguntarem: qual é o melhor ERP? A resposta para essa dúvida é um pouco mais complexa do se imagina. Afinal, existem milhares de ferramentas disponíveis no mercado. Cada uma delas tem suas desvantagens e benefícios, com fatores que vão de funcionalidades ao preço.

Para pequenas, médias ou grandes empresas, há uma solução ao alcance dos seus recursos. Antes de entendermos os benefícios e o que levar em conta para escolher um ERP é importante entender o que é e para que serve.


O que é ERP?


ERP é o acrônimo para Enterprise Resource Planning. Um software de ERP também é chamado de Sistema de Gestão Integrado.

Ou seja, é uma ferramenta tecnológica cuja função é integrar todos os dados de diferentes áreas da empresa e fazer com que todos os colaboradores tenham acesso às informações que necessitam e escalar o negócio maneira gradual.

KPI Dashboard indicadores visuais sistema de gestão ERP

A maneira mais simples de definir ERP é pensar em todos os importantes processos empresariais necessários para administrar uma empresa: finanças, RH, produção, cadeia de suprimentos, serviços, vendas e outros. Em seu nível mais básico, o ERP ajuda a gerenciar eficientemente todos esses processos em um sistema integrado.

O ERP agrega uma série de funcionalidades, mas sua principal usabilidade está relacionada à integração de todas as informações da empresa em um mesmo local. Apesar de as companhias serem divididas por setores, eles dependem uns dos outros, em uma relação mútua.


Os benefícios do ERP para uma empresa


Em qualquer tipo de negócio, várias áreas e pessoas são responsáveis pelas mais variadas espécies de tarefas. Por isso, todas as informações precisam circular de maneira ágil e à prova de falhas. Quando essa troca é feita por mãos humanas, a chance é grande de haver demora e erros.


Mas como ele pode impactar diretamente o negócio?


  • Redução de custos: nas empresas, falhas são sinônimo de custos. Um sistema de gestão ERP minimiza os riscos de perder dinheiro, evitando ou reduzindo desperdício de matérias-primas e possíveis adversidades relacionadas à performance.

  • Ganho em produtividade: o ERP automatiza processos que manualmente demandariam muito tempo para ser realizado. Assim, há um ganho de produtividade, já que os profissionais envolvidos no processo podem dedicar as horas ganhas a outras tarefas.

  • Eficiência de processos: quem nunca teve problemas com estocagem? Falta de produtos, atrasos na entrega da carga, matéria-prima sobressalente… Esses problemas são gerenciáveis por meio de um ERP.

  • Eficácia da gestão de impostos: O processo de calculo de impostos é extremamente complexo no Brasil. Há diferentes cálculos que precisam ser realizados em situações variadas. Toda essa dificuldade é facilmente superada quando todo o processo é realizado de maneira simples, parametrizada e automatizada.

  • Segurança: Dados ao caírem em mãos erradas, podem gerar vantagens competitivas para concorrentes e prejudicar seriamente a sua saúde financeira. Os softwares ERP funcionam como um cofre digital, evitando a invasão de informações, fraudes e extravios.

  • Competitividade: Os processos e dados armazenados em um ERP impactam diretamente na competitividade do negócio.


Como escolher o melhor ERP para a sua empresa?


Entenda as necessidades da sua empresa. A primeira ação a ser realizada para considerar o melhor ERP para o seu negócio é realizar um diagnóstico de necessidades. Comece elencando os pontos fortes e, principalmente, os fracos da sua empresa. Faça uma observação precisa sobre cada setor, converse com os colaboradores e observe os indicadores de desempenho. Assim, é possível saber exatamente quais são as prioridades a serem consideradas na contratação ou compra de um ERP.


Escolha um ERP aderente à realidade do seu negócio. É preciso ter em mente que, como qualquer outro produto, existem ferramentas caras e baratas. Certifique-se de que ela contenha os recursos que você considera necessários para a sua empresa. Ou então certifique-se que a ferramenta consiga escalar juntamente com o crescimento projetado do seu negócio. Muitas ferramentas a princípio aparentam ser baratas, porém não conseguem evoluir com a empresa.


Entenda o escopo de serviço que é oferecido. É recomendada uma varredura acerca de tudo que o serviço traz ao cliente. Se puder, entre em contato com um consultor da empresa e peça para que seja realizada uma demonstração ou um estudo de caso que se aplique aos processos existentes na empresa.


Abaixo um breve vídeo com as funcionalidades do ERP SAP Business One.


A Golive Consultoria trabalha com os ERPs lideres de mercado: SAP e TOTVS. Conheça melhor nossas soluções tecnológicas nas nossas redes sociais: FacebookLinkedIn Instagram/ WhatsApp/ Youtube


2.357 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page