SAP

SAP Business One

Fluxo de caixa

Finanças

Sistema de Gestão

ERP

  • GoLive

O que é ERP?


É comum que as pessoas perguntarem: qual é o melhor ERP? A resposta para essa dúvida é um pouco mais complexa do se imagina. Afinal, existem milhares de ferramentas disponíveis no mercado. Cada uma delas tem suas desvantagens e benefícios, com fatores que vão de funcionalidades ao preço.

Para pequenas, médias ou grandes empresas, há uma solução ao alcance dos seus recursos. Antes de entendermos os benefícios e o que levar em conta para escolher um ERP é importante entender o que é e para que serve.


O que é ERP?


ERP é o acrônimo para Enterprise Resource Planning. Um software de ERP também é chamado de Sistema de Gestão Integrado.

Ou seja, é uma ferramenta tecnológica cuja função é integrar todos os dados de diferentes áreas da empresa e fazer com que todos os colaboradores tenham acesso às informações que necessitam e escalar o negócio maneira gradual.

O ERP agrega uma série de funcionalidades, mas sua principal usabilidade está relacionada à integração de todas as informações da empresa em um mesmo local. Apesar de as companhias serem divididas por setores, eles dependem uns dos outros, em uma relação mútua.


Os benefícios do ERP para uma empresa


Em qualquer tipo de negócio, vários áreas e pessoas são responsáveis pelas mais variadas espécies de tarefas. Por isso, todas as informações precisam circular de maneira ágil e à prova de falhas. Quando essa troca é feita por mãos humanas, a chance é grande de haver demora e erros.


Mas como ela pode impactar diretamente o negócio?


Redução de custos: nas empresas, falhas são sinônimo de custos. Um sistema de gestão de ERP minimiza os riscos de perder dinheiro, evitando ou reduzindo desperdício de matérias-primas e possíveis adversidades relacionadas à performance.


Ganho em produtividade: o ERP automatiza processos que manualmente demandariam muito tempo para ser realizado. Assim, há um ganho em produtividade, já que os profissionais envolvidos no processo podem dedicar as horas ganhas a outras tarefas.


Eficiência de processos: quem nunca teve problemas com estocagem? Falta de produtos, atrasos na entrega da carga, matéria-prima sobressalente… Esses problemas são gerenciáveis por meio de um ERP.


Eficácia da gestão de impostos: O processo de calculo de impostos é extremamente complexo no Brasil. Há diferentes cálculos que precisam ser realizados em situações variadas. Toda essa dificuldade é facilmente superada quando todo o processo é realizado de maneira simples, parametrizada e automatizada.


Segurança: Dados ao caírem em mãos erradas, podem gerar vantagens competitivas para concorrentes e prejudicar seriamente a sua saúde financeira. Os softwares de ERP funcionam como um cofre digital, evitando a invasão de informações, fraudes e extravios.


Competitividade: Os processos e dados armazenados em um ERP impactam diretamente na competitividade do negócio.




Como escolher o melhor ERP para a sua empresa?


Entenda as necessidades da sua empresa: A primeira ação a ser realizada para considerar o melhor ERP para o seu negócio é realizar um diagnóstico de necessidades. Comece elencando os pontos fortes e, principalmente, os fracos da sua empresa. Faça uma observação precisa sobre cada setor, converse com os colaboradores e observe os indicadores de desempenho. Assim, é possível saber exatamente quais são as prioridades a serem consideradas na contratação ou compra de um ERP.


Escolha um ERP aderente à realidade do seu negócio: É preciso ter em mente que, como qualquer outro produto, existem ferramentas caras e baratas. Certifique-se de que ela contenha os recursos que você considera necessários para a sua empresa. Ou então certifique-se que a ferramenta consiga escalar juntamente com o crescimento projetado do seu negócio. Muitas ferramentas a princípio aparentam ser baratas, porém não conseguem evoluir com a empresa.


Entenda o escopo de serviço que é oferecido: é recomendada uma varredura acerca de tudo que o serviço traz ao cliente. Se puder, entre em contato com um consultor da empresa e peça para que seja realizado uma demonstração ou um estudo de caso que se aplique aos processos existentes na empresa.


Abaixo um breve vídeo com as funcionalidades do ERP SAP Business One.


A GoLive Consultoria trabalha com os ERPs lideres de mercado: SAP e TOTVS. Conheça melhor nossas soluções tecnológicas nas nossas redes sociais: FacebookLinkedIn Instagram/ WhatsApp/ Youtube


117 visualizações
  • YouTube
  • Design sem nome
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram

(41) 3078-5005

Rua Edmundo Saporski, 116 Curitiba Paraná Brazil 80710-610

©2019 by GoLive Consultoria