SAP

SAP Business One

Fluxo de caixa

Finanças

Sistema de Gestão

ERP

  • GoLive

O que é o PIX e quais os impactos no seu Sistema?

Atualizado: Fev 3

Com a promessa de ser rápido, barato, moderno e acessível a toda a população, o lançamento do PIX teve enorme repercussão, agitando o mercado de meios de pagamentos.


O que é o PIX?



O PIX é um novo sistema de pagamentos que foi apresentado pelo Banco Central, como uma forma gratuita de fazer transferências entre pessoas e empresas. A ferramenta deve substituir os tradicionais TED, DOC e boletos bancários e funcionará em qualquer dia e horário da semana.


Principais características:


  • Disponibilidade: possibilidade de fazer pagamentos a qualquer horário e dia do ano;

  • Velocidade: a transferência / pagamento ocorre em até dez segundos;

  • Segurança: as transações serão baseadas na Rede do Sistema Financeiro Nacional (RSFN) e terão como base tecnologias de proteção atuais;

  • Ambiente aberto: o PIX estará disponível não só para bancos como também para financeiras, fintechs e afins;

  • Multiplicidade de casos de uso: o PIX permitirá transferências de qualquer valor entre pessoas ou empresas, pagamentos em estabelecimentos físicos ou virtuais e recolhimentos ao governo federal (impostos);

  • Fluxo de dados com informações agregadas: informações importantes sobre a conciliação poderão trafegar com o PIX, tais como mensagens, números, etc.

Como cadastrar o PIX?


Para cadastrar o PIX é preciso primeiro criar uma chave Pix. A chave Pix representa o endereço da sua conta no Pix. Para criar uma chave Pix, a pessoa ou empresa precisa usar uma dessas quatro formas de identificação: CPF/CNPJ, email, número de telefone celular ou a chave aleatória.


Impactos o PIX no ERP


Essa aplicação, conhecida como APIs (Interface de Programação de Aplicativos) deverá ser liberada pelo Banco Central, em alguns moldes para o uso de empresas, instituições financeiras e integração com ERPs.


A TOTVS, por exemplo, anunciou em outubro desse ano o lançamento de uma nova rotina na solução TOTVS Financial Services Core Banking, para suportar a integração com o PIX e realizar o gerenciamento das chaves de acesso dos clientes que utilizarem a ferramenta.


A previsão de lançamento Pix no Financeiro Protheus Contas a Receber é na primeira quinzena de janeiro, ainda sem data definida.


Desenvolvedores de add-ons para a SAP já estão se movimentando para desenvolver a integração da forma mais segura e rápida possível.


Em 2019, segundo o IDC, 60% dos brasileiros já utilizavam meios digitais para pagamento, tais quais PayPal, PagSeguro, Google Pay, etc. Com o Pix a expectativa é que este número aumente.


É importante pensar ou repensar os processos internos das empresas, os impactos dessa nova modalidade e aquilo que é preciso ser ajustado / melhorado, inclusive no seu ERP. Certamente, essa é uma evolução que ficará.


A GoLive Consultoria pode ajudar na implementação desta nova ferramenta. A GoLive Consultoria trabalha com os ERPs lideres de mercado: SAP e TOTVS. Conheça melhor nossas soluções tecnológicas nas nossas redes sociais: Facebook/ LinkedIn / Instagram/ WhatsApp/ Youtube


132 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • YouTube
  • Design sem nome
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram

(41) 3078-5005

Rua Edmundo Saporski, 116 Curitiba Paraná Brazil 80710-610

©2019 by GoLive Consultoria