top of page

SAP

SAP Business One

Fluxo de caixa

Finanças

Sistema de Gestão

ERP

  • Foto do escritorGolive

O que é PLM? Que melhorias traz para as indústrias da moda?

Conheça todos os benefícios que o PLM pode trazer para a indústria da moda.


A criação de um novo produto é um importante processo industrial, principalmente quando se trata da indústria têxtil. Neste processo se pensa, se faz o planejamento e é idealizado o produto final em diversas etapas, necessitando de pessoas distintas, controle de prazos e em alguns casos empresas terceiras envolvidas.


O que é PLM?


O que é PLM

PLM é o acrônimo para Product Lifecycle Management, ou seja, gerenciamento de ciclo de vida do produto. Esta é uma metodologia utilizada em diversos ramos empresariais onde se utilizando de ferramentas tecnológicas e processuais se cria uma espécie de banco de dados colaborativo o qual permite gerenciar todo o processo do ciclo de vida de qualquer produto. São armazenados dados desde sua elaboração, passando pelo desenvolvimento, produção e chegando à distribuição.


O PLM permite que todos os setores da empresa compartilhem dados avançados e específicos sobre as diferentes fases do ciclo de vida dos produtos, reunindo todas as informações em uma única plataforma. Desta forma há o processo de integração de pessoas, processos e estratégias de mercado. Em suma, o PLM é uma abordagem que trata como importante cada etapa do processo de produção.


PLM e as indústrias da moda


O PLM Permite que as empresas da indústria da moda criem desenhos, especificações de estilo, estrutura de produto, formem preços, especifiquem e criem mostruários, realize o processo de cotação e gerenciem aprovações, tudo de forma integrada e de fácil acesso a todos os envolvidos. O PLM provê uma visão geral de todas as fases pelas quais uma roupa, calçado ou acessório passa até chegar ao consumidor final.


5 Etapas do Desenvolvimento de Produtos


As etapas do desenvolvimento de produtos podem variar de muitas formas, sem um padrão específico na indústria, contudo, há cinco etapas que representam um ciclo de desenvolvimento comum:


1ª Etapa - Concepção e Design: Esta fase inicial envolve a definição dos requisitos do produto, considerando análises de concorrência, lacunas de mercado e as necessidades dos clientes.


2ª Etapa - Desenvolvimento: No desenvolvimento, o design detalhado do produto é criado, juntamente com os desenhos das ferramentas necessárias. Inclui validação e análise do produto planejado, bem como a construção de protótipos e testes de campo, gerando feedback crucial sobre seu uso e refinamentos necessários.


3ª Etapa - Produção e Lançamento: Com base no feedback do piloto, ajustes no design e outros componentes são feitos para criar uma versão final do produto. A produção é escalada, seguida pelo lançamento e distribuição no mercado.


4ª Etapa - Serviço e Suporte: Após o lançamento, este período se concentra na prestação de serviços e suporte ao produto.


5ª Etapa - Retirada: No final do ciclo de vida do produto, sua retirada do mercado é gerenciada, juntamente com qualquer reavaliação ou absorção de novas ideias conceituais.


Principais benefícios do PLM


Entre os principais benefícios que a adoção do PLM pode trazer as empresas estão uma maior compreensão do mercado, facilitando a criação e o desenvolvimento de novos produtos e aumentando o market share. O PLM tem ajudado inúmeras empresas do ramo de vestuário, calçados e acessórios no mundo todo a reduzir custos, aumentar a produtividade e a melhorar a eficiência.

Com ela a empresa pode analisar quais são os pontos fortes e onde se encontram as fragilidades de seu processo com um todo. Assim, ela pode optar por abandonar práticas que tem trazido prejuízos e adotar procedimentos que beneficiem e tornem possíveis seus objetivos comerciais.


Além disso, o PLM promove melhorias no desenvolvimento, eficiência da engenharia e eficácia, pois ele possibilita o fluxo bidirecional de dados em tempo real, promovendo um compartilhamento de conhecimento e colaboração mais efetivos.


A eliminação de erros durante o processo de liberação da engenharia é outra vantagem, pois corrigir problemas de produto identificados logo no início é mais simples e econômico. O PLM contribui para a redução de custos e oferece benefícios ambientais ao reduzir os resíduos de produção.


Reduzir o tempo de colocação de produtos no mercado é outro ponto importante viabilizado pelo PLM, que fornece uma única fonte de informação atualizada em todas as fases do ciclo de vida do produto. Isso capacita os gerentes de projeto a gerenciar cronogramas sobrepostos e a lançar produtos com maior rapidez.


A entrega aprimorada de projetos também é possível com uma solução de PLM digital em toda a empresa, que oferece suporte à gestão avançada de fluxo de trabalho. Dessa forma, ele permite que equipes calculem com precisão os custos do produto e administrem a transferência para a produção de novos projetos com mais eficiência.


E mais, ele melhora a qualidade dos desenhos, proporcionando um insight mais profundo dos requisitos do produto para designers e engenheiros. Com a integração de dados de várias fontes internas e externas, um sistema de PLM com Machine Learning pode transformar dados de desempenho e feedback do cliente em novas sugestões de recursos.


Por todas essas razões, qualquer profissional à frente de empresas inseridas no atual cenário econômico deve considerar a adoção e utilização de práticas de PLM em sua gestão, a fim de melhorar cada fase de seu processo de produção. Com o crescente acirramento da concorrência é necessário utilizar todos os recursos disponíveis para criar condições que possibilitem sua imersão e devida manutenção no mercado.


PLM e o B1Moda


A Golive Consultoria possibilita a seus clientes a melhor plataforma de gestão para sua empresa. O B1Moda facilita o gerenciamento de produtos, desde o design até a produção, acelerando sua inovação e seu ROI. O B1Moda permite gerenciar imagens, cores e materiais, com a capacidade de adicionar esboços, conceitos e documentações, enquanto o sistema gerencia matérias-primas e custos de mão de obra. Nela também é possível rastrear solicitações, pedidos de compra, atividades e caminhos críticos, com a capacidade de fornecer a colaboradores e fornecedores acesso aos mesmos dados em tempo real.


PLM SAP B1 Moda SAP Business One

Entre em contato conosco e marque uma demonstração clicando aqui.



Conheça melhor as soluções para seu negócio nas redes sociais da Golive: Facebook/ LinkedIn / Instagram/ WhatsApp/ Youtube


Atualizado: 16 de nov. de 2022

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page