top of page

SAP

SAP Business One

Fluxo de caixa

Finanças

Sistema de Gestão

ERP

  • Foto do escritorGolive

O que é uma empresa digital?

Estar conectado todo o tempo é uma exigência em vários aspectos da vida na atualidade. No aspecto profissional a empresa digital é a que melhor representa a conectividade em função de suas características e pela forma como as ferramentas online são utilizadas.

No entanto, não basta usar a Internet para se tornar uma empresa assim. Em primeiro lugar, é necessário definir a cultura e os processos em termos de conceitos tecnológicos e especialmente a maturidade digital.

Um estudo da McKinsey sobre o nível de maturidade das empresas brasileiras mostra que as empresas com maturidade digital mais avançadas apresentam uma taxa de crescimento de EBITDA até 3 vezes maior que as empresas “não digitais”.

O que é uma empresa digital?


A transformação digital é o movimento no qual todas as atividades humanas são, de alguma forma, impactadas pela tecnologia e pelo uso de redes. Nesse contexto é que surge a empresa digital. Trata-se basicamente de um tipo de negócio em que a infraestrutura física passa a contar menos do que a capacidade de fazer negócios utilizando a internet e outros recursos e os processos virtuais.

Como ela funciona?


Em linhas gerais, em empresas digitais são operadas virtualmente e seu modelo de negócios é todo baseado em plataformas on-line. Isso as torna muito mais escaláveis, ou seja, são capazes de crescer muito rápido, já que a capacidade de estar presente em vários locais permite alcançar públicos amplos em curtíssimo espaço de tempo. Não por acaso, as empresas digitais são a ampla maioria no grupo dos unicórnios, que chegam ao valor bilionário mesmo sem abrir capital.

Quais são as vantagens da empresa digital?

Abaixo listaremos alguns pontos positivos referentes as empresas digitais.

Mobilidade

Nos dias atuais basta um celular e uma conexão com a internet para usufruir de diversos serviços, e um exemplo são os bancos digitais. Estes são empresas que operam basicamente a partir da web e tem tido um grande crescimento no Brasil e no mundo. Por operar totalmente de forma decentralizada conseguem ser mais enxutos e baratear ou até mesmo isentar as tarifas de seus clientes.


Custo inicial de investimento reduzido


Por dispensar ou demandar menos infraestrutura física, o investimento inicia para se ter uma empresa digital é sensivelmente menor que as não digitais. Desta forma a empresa consegue ser mais eficiente e consequentemente repassar um custo reduzido aos seus clientes, ou até mesmo, mais qualidade pelo mesmo valor.

Equipe descentralizada


Uma empresa digital possibilita que seus colaboradores estejam localizados de forma remota, em algumas vezes em cidades diferentes. Como as ferramentas tecnológicas possibilitam uma integração em tempo real, acaba que a distancia física não seja um problema.

Diferencial competitivo


Por todas as vantagens destacadas, as empresas digitais são hoje as mais competitivas, até porque são muito mais ágeis e certeiras no quesito inovação. Não surpreende, nesse aspecto, que empresas jovens e com pouco tempo de mercado acabem desbancando gigantes em seus respectivos nichos. É o caso de empresas como o Airbnb e Uber.

Em suma, uma empresa digital bem-sucedida é aquela que tem em seu DNA a tecnologia. A Golive dia após dia tem se aprimorado em suas ferramentas tecnológicas e implementado metodologias para se tornar cada dia mais digital, possibilitando assim ser mais presente em seus clientes, levando inovação, menor tempo de resposta e diferenciais competitivos.


Fale conosco e entenda melhor como você também pode usufruir desta tendencia de mercado.

Conheça melhor as soluções para seu negócio nas redes sociais da Golive: Facebook/ LinkedIn / Instagram/ WhatsApp/ Youtube


128 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page