top of page

SAP

SAP Business One

Fluxo de caixa

Finanças

Sistema de Gestão

ERP

  • Foto do escritorGolive

Quarta Revolução Industrial: Indústria 4.0


Juntas as novas tendências tecnológicas em mobilidade, internet das coisas (IoT), big data, cloud computing, biotecnologia, inteligência artificial, Machine learning, entre outras, são denominadas de “Quarta Revolução Industrial”, esta trouxe como marca um significativo avanço na relação entre homem e máquina.

As novas tendências em tecnologia podem gerar impactos em vários aspectos da vida pessoal, profissional e das empresas, em especial no tema relacionado ao futuro do trabalho e da própria empresa, mas que garantirá um futuro inclusivo, ético e sustentável.

A indústria 4.0 é, hoje, o que impulsiona uma série de avanços no processo produtivo, trazendo um aspecto mais elaborado em relação ao uso da tecnologia, elevando o ideal de automatização para um patamar bem acima do que a indústria está habituada.


Os ganhos de escala com a inovação são incríveis e algumas tecnologias disruptivas parecem demandar muito pouco capital para prosperar. Negócios como o Instagram e o WhatsApp, por exemplo, não requereram um financiamento vultoso para iniciar suas operações, o que representa uma importante mudança no papel do capital.

Além da velocidade e da amplitude, a revolução em curso é única também pela crescente integração entre diversas áreas de conhecimento e pesquisa. Hoje, por exemplo, as tecnologias digitais de fabricação interagem com o mundo biológico.


Alguns arquitetos e designers já estão juntando uma série de elementos, que incluem a engenharia de materiais e a biologia sintética, para desenvolver pioneiramente sistemas que possibilitam a interação entre micro-organismos, nosso corpo, os produtos que consumimos e até mesmo as casas em que moramos. Dessa maneira, chegam a objetos que são capazes de se modificar e se adaptar, reproduzindo características que são próprias de animais e plantas.

Ao mesmo tempo, a inteligência artificial está a nossa volta, de carros com direção autônoma e drones a assistentes virtuais e softwares de tradução. Esse é um campo em que os avanços são impressionantes, graças ao aumento exponencial da capacidade dos computadores e à oferta de uma vasta quantidade de dados.

Todas a mudanças consistentes em uma sociedade trazem um impacto de incertezas em um primeiro momento, mas depois vem a adaptação e os resultados. Não é à toa que já estamos na quarta revolução industrial.

Todos os processos trouxeram mudanças significativas e evolução na sociedade. O mundo caminha para um novo modelo global de comunicação, onde se aproximam as pessoas, onde todos os colaboradores estarão inseridos no processo de decisão dentro das empresas e na sociedade.

A indústria 4.0 aos poucos vem se tornando uma realidade. Tudo indica que, em um futuro próximo, esse movimento se tornará ainda mais presente na rotina dos negócios, promovendo otimizações jamais vistas até então.


Conheça as soluções para se enquadrar nas inovações provenientes das tendencias tecnológicas nas redes sociais da GoLive: FacebookLinkedIn Instagram/ WhatsApp/ Youtube

162 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page