top of page

SAP

SAP Business One

Fluxo de caixa

Finanças

Sistema de Gestão

ERP

  • Foto do escritorGolive

Como Planejar uma Redução de Custos Eficiente para Empresas

A redução de custos pode ser a solução para as empresas que desejam investir na inovação de seus produtos ou serviços e se tornar mais competitivas.


A redução de custos é uma estratégia importante que ajuda a enxugar gastos e tornar a empresa mais lucrativa e competitiva.


Mas, não é uma tarefa fácil e não pode ser feita de forma indiscriminada, prejudicando a qualidade dos produtos ou serviços. Demanda um bom plano e amplo conhecimento sobre a operação e o mercado em que está inserido.


Para implementar uma estratégia eficiente e inteligente, é fundamental encontrar o equilíbrio entre a otimização dos gastos e a manutenção da qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa. O objetivo principal é maximizar o lucro e os resultados, otimizando processos, evitando desperdícios e mantendo a satisfação dos clientes.


Todavia, como alcançar esse equilíbrio?


Neste artigo, você entenderá a importância e os benefícios da gestão de custos na empresa. E também, como implementar a gestão de contingência de forma segura e eficiente.


Mas, antes de mais nada, o que são custos?


Os custos são os gastos que uma empresa tem para produzir bens ou serviços e manter as operações em funcionamento.


Ao determinar o custo de produção, é possível estabelecer também, o preço de venda em aberto (a soma do custo mais o lucro) do item ou, em outras palavras, o valor que você irá cobrar do consumidor pela venda de um produto ou serviço.


Esses custos podem ser classificados em diversas categorias, mas geralmente incluem:

  • Custos diretos de produção: estão relacionados à produção de bens ou serviços, como matérias-primas, mão de obra e embalagens.

  • Custos indiretos de produção: não estão diretamente relacionados à produção, mas são necessários para manter a empresa em funcionamento, como aluguel e energia elétrica.

  • Custos fixos: são os gastos que permanecem iguais, independentemente do volume de produção, como aluguel do espaço da empresa.


Há diferença entre custos e gastos?


Embora os termos "custos" e "gastos" sejam frequentemente usados como sinônimos, eles se referem a conceitos diferentes em contabilidade e finanças empresariais. Entenda:


Os gastos são todas as despesas financeiras da empresa, incluindo tanto os custos diretos e indiretos de produção, quanto outras despesas não relacionadas à produção, como pagamento de salários e impostos.


Já os custos são apenas os gastos relacionados diretamente à produção de bens ou serviços. Por exemplo, os gastos com matérias-primas, mão de obra, embalagem e outros itens que são essenciais para a produção.


Portanto, os custos são uma categoria específica dentro dos gastos de uma empresa. Enquanto os gastos englobam todas as despesas da empresa.


Por que é importante realizar a redução de custos?


Além de impactar na margem de lucro, os custos influenciam na precificação dos produtos e serviços. Neste sentido, quando o custo é muito alto, o preço final é igualmente alto e pode ser maior ou acima da concorrência. Desse modo, a empresa perde competitividade no mercado e fica atrás na corrida pela preferência dos consumidores.


Além disso, eles podem inviabilizar um negócio e são fortes indicativos de problemas internos que têm passado despercebidos, tais como: falta de processos otimizados, desperdício de materiais, alto índice de defeito no processo produtivo, contratos de serviços acima da média de mercado, despesas fixas muito altas, dentre outros.


Por outro lado, ao ter uma margem mais enxuta, é possível se destacar no mercado ao promover promoções e fazer investimento na qualidade dos produtos ou serviços.


Diante deste cenário, o gestor precisa descobrir quais são os gargalos e os principais pontos que mais impactam nos custos. Para, posteriormente, buscar as soluções adequadas.


Períodos de crise


Em momentos de crise, as empresas precisam estar preparadas para reavaliar suas condições e buscar alternativas para se adaptar e sobreviver. É importante notar que nem todas possuem grandes reservas de emergência para lidar com momentos inesperados, o que torna a redução de custos uma estratégia crucial.


Distribuição de Orçamento


É normal que algumas áreas tenham um orçamento maior do que outras. Contudo, é preciso fechar torneiras e otimizar despesas, além de garantir a melhor divisão possível do orçamento em todas as áreas.


Produtos em estoque


A manutenção de produtos descontinuados ou que não possuem um bom giro de estoque pode gerar custos desnecessários, como de armazenamento e obsolescência.


Por isso, é importante monitorar constantemente o estoque para avaliar o desempenho de cada produto. E quando encalhados, é preciso realizar promoções, descontos ou até mesmo a venda desses produtos para terceiros.


Mas, não é só isso, o gerenciamento eficiente do estoque também pode gerar lucros para a empresa ao identificar tendências e oportunidades de vendas.


Então, como planejar e fazer uma redução eficiente de custos?


Para implementar a redução de gastos, recomendamos que você:

  1. Crie um comitê responsável que analisará os relatórios contábeis e vai liderar a construção e implementação das estratégias.

  2. Liste e analise todos os seus custos.

  3. Defina quais custos são estratégicos que apresentam um retorno e agregam valor direto à empresa, e quais não representam uma vantagem competitiva.

  4. Faça cortes de custos não estratégicos.

  5. Revise os investimentos realizados e descubra se há algum que não representa mais tanta vantagem ou se há a necessidade de fazer alocação da verba.

  6. Reavalie e negocie com seus fornecedores, a ponto de buscar parcerias mais estratégicas que custem menos.

  7. Capacite seus colaboradores para que estejam sempre aptos a sugerir soluções assertivas e desempenhar suas funções com mais eficiência.

  8. Use a tecnologia para otimizar seus custos. Softwares especializados, como o SAP Business One, te ajudam a ter uma visão ampla e precisa do que pode e necessita ser feito. Com ele, você pode gerenciar todos os custos e despesas corporativas de maneira simples e eficiente.

Quer saber mais? Fale com nossos especialistas e agende uma demonstração.

95 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page