Quem gerencia uma empresa ou deseja abrir um negócio, não consegue escapar da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Mas afinal...
O que é DRE?
A Demonstração de Resultados do Exercício se trata de um relatório que mostra se operações de uma organização/empresa estão sendo lucrativas ou gerando prejuízos.
Além da sua aplicação obrigatória em termos legais de apresentação ao Fisco (ECD e ECF), o DRE é de grande importância para a avaliação do seu negócio.
Este relatório é obtido após uma descrição detalhada de receitas, lucros, custos, despesas e outras contas relacionadas para entender sua situação financeira.
Qual é o objetivo do DRE?
A partir das informações sobre as vendas, impostos, custos e despesas, é possível refletir sobre os resultados da organização e reavaliar possíveis mudanças. É, também, um dado importante para quem busca financiamento bancário ou atrair investidores.
Basicamente, esse relatório ajuda a entender melhor a saúde financeira ao fornecer informações, como:
despesas excessivas e quais estão aumentando;
receitas que aumentaram ou reduziram;
capacidade da empresa de gerar lucros;
custos mais significativos;
se a empresa teve lucro ou prejuízo naquele período.
Esses são dados valiosos para melhorar a tomada de decisões pelo gestor, já que trazem uma visão ampla, geral e transparente das contas do seu negócio.
O que deve constar na DRE?
A elaboração do DRE não tem um modelo único, variando, assim, conforme o porte e a atividade da empresa. Porém algumas informações são cruciais. Veja a seguir os dados que devem constar na declaração:
Receita de vendas: deve ser apresentado toda a receita gerada pela venda de produtos ou prestação de serviços;
Deduções e impostos: deve ser apresentado os descontos que foram oferecidos, além dos impostos relacionados diretamente com as vendas;
Custo Variável (CPV ou CMV): deve ser apresentado o Custo de Produtos ou mercadorias Vendidas e/ou o Custo dos Serviços Prestados;
Despesas: deve ser apresentado as despesas fixas (Ex:. Aluguéis, salários, etc) e variáveis (Ex:. Fretes, combustíveis, serviços tomados, etc) que não estão relacionadas com a produção;
Resultado do exercício: equivale aos lucros ou aos prejuízos verificados depois do lançamento de todas as receitas e despesas listadas anteriormente.
Como o ERP pode ajudar?
Para tornar os processos do setor financeiro, controladoria e contábil mais eficientes, é possível contar com um sistema de gestão ERP. Esse software pode e deve trazer as boas práticas de compliance e do mercado gerando de forma automática e confiável os dados referentes ao seu DRE.
Abaixo acesse um vídeo com uma breve demonstração de como é possível gerar além do DRE outros relatórios contábeis utilizando a ferramenta SAP Business One.
E na sua empresa, você tem as informações do DRE de forma fácil e rápida? Ou são necessários planilhas ou até mesmo ligar para o contador para ele lhe enviar?
A GoLive Consultoria trabalha com os ERPs lideres de mercado: SAP Business One e TOTVS Protheus os quais tem a ferramenta de DRE de forma nativa, sendo possível gerar a mesma em questão de segundos.
Conheça melhor nossas soluções tecnológicas nas nossas redes sociais: Facebook/ LinkedIn / Instagram/ WhatsApp/ Youtube
Commentaires