top of page

SAP

SAP Business One

Fluxo de caixa

Finanças

Sistema de Gestão

ERP

  • Foto do escritorGolive

Gestão da Cadeia de Suprimentos – Promovendo uma empresa sustentável e orientada ao consumidor


Gestão da cadeia de suprimentos SAP Business One - Promovendo uma empresa sustentável e orientada ao consumidor

O Supply Chain sempre ocupou destaque nas organizações com um viés extremamente orientado a custos. Contudo, a gestão da cadeia de suprimentos vem ganhando corpo à medida que o cliente demanda maior rapidez, flexibilidade, preços compatíveis e sustentabilidade. Essas características obrigam as empresas a serem muito mais inteligentes em toda a cadeia de valor desde o desenho de produtos e processos até a operacionalização que abrange a manufatura e a distribuição, incluindo a logística reversa. A otimização de custos nunca sairá de moda. É imperativo fazer uma gestão efetiva dos custos. A resiliência, agilidade e flexibilidade obrigam a reformular estratégias fundamentais cujo foco é o cliente.


TENDÊNCIAS E DESAFIOS


As tendências nos negócios, muitas delas disruptivas e originadas da conscientização de que somos frágeis perante o futuro, obrigatoriamente, causarão impactos em Supply Chain e logística. A pandemia ainda continuará trazendo consequências importantes para as empresas. Alguns dos desafios e tendências são:

  1. Operações sustentáveis e resilientes: A sustentabilidade já é uma realidade nas empresas inteligentes e que buscam concretamente suportar a melhoria do planeta. A energia renovável passa a ser uma prioridade criando responsabilidade social e atraindo clientes e consumidores que se interessam por iniciativas conscientes.

  2. Repensando constantemente Supply Chain: A experiência do cliente e do consumidor demanda criatividade e novas formas de fazer negócios. O comércio eletrônico vem sofrendo constantes transformações e, de certa forma, criando valores que impactam toda a cadeia de valor. Muitas possibilidades são viabilizadas pela tecnologia, que desempenha um papel importante neste processo. Novos modelos são criados obrigando o Supply Chain a se reinventar.

  3. Uso de Inteligência Artificial e tecnologia em sintonia com os robôs e colaboradores: Muito se tem falado na tecnologia, principalmente a digital, e o seu amplo leque de oportunidades. E tais oportunidades estão atreladas à enorme capacidade de automação que vem afetando todos os setores. A Inteligência Artificial, que lentamente veio conquistando o seu espaço ao longo das últimas décadas, começa a se transformar em um fator de alta competitividade possibilitando fantásticas soluções. Desde robôs que colaboram com os funcionários, como a Realidade Virtual oferecendo possibilidades e ferramentas para fazer gestão de estoques, transportes, planejamentos e otimizações. As empresas inteligentes estão de olho em tais novidades para entender onde podem ser mais competitivas. O uso da computação em nuvem, por exemplo, permite mais velocidade na implementação e atualização das versões de produtos e com isso utilizar recursos mais atualizados.

  4. A Experiência do colaborador — Trabalho remoto: A pandemia nos trouxe uma lição importante com relação ao trabalho virtual. Ele surge como uma possibilidade forte continuando os hábitos iniciados durante a pandemia. Reuniões à distância ganham corpo. Uma nova forma de atuar. Novas formas de se relacionar digitalmente. Ainda que em seu início, o “metaverso”, ou algo que se assemelha, irá conquistar o seu espaço nas organizações e principalmente em Supply Chain.

  5. Integração e “Coopetition”: Há muito se fala na necessidade da integração entre áreas nas organizações. Hoje, contudo, os muros internos dão lugar à derrubada dos muros externos. Isso significa que a integração e colaboração com entidades externas — fornecedores e clientes, por exemplo — passam a ter maior relevância e amplitude por conta de rapidez, desempenho, custos e riscos. O mundo dos negócios global nunca esteve tão integrado. A necessidade de trabalhar em conjunto para resolver os principais desafios, as dores dos negócios e da humanidade é grande. E o futuro irá cada vez mais exigir que pessoas e empresas trabalhem muito próximas e eticamente.


SUPPLY CHAIN


A cadeia de abastecimento demanda soluções integradas, conectadas e que ofereçam funções analíticas preditivas para gerar vantagem competitiva às empresas inteligentes, gerando lucro e sustentabilidade.

Avaliar soluções digitais leva a potenciais ganhos organizacionais em toda a cadeia de valor, tanto pela perspectiva interna como externa. A jornada digital demanda conhecimento profundo dos negócios e de soluções que permitam estar na vanguarda. Bons parceiros de negócio são mandatórios nesta caminhada. Alguns dos fatores de negócios que podem ser explorados, mas não se limitando a eles:

  • Rede de cadeia de suprimentos colaborativa.

  • Planejamento integrado de negócios, utilizando modelagens e algoritmos para executar previsões precisas de curto e longo prazo.

  • Gestão de transportes, produção, estoque e entregas em tempo real. Os estoques bem regulados e administrados maximizam os lucros e atendem os níveis de serviços e às demandas de mercado e suas possíveis oscilações. Conectar Vendas e operações através do S&OP pode oferecer vantagens importantes.

  • Gestão efetiva e estratégica de procurement e fornecedores leva a planos mais precisos para administrar as demandas, priorizando e alocando adequadamente os recursos de produção e de logística.

  • Funções analíticas preditivas, Inteligência Artificial e Machine Learning oferecem possibilidades para administrar a organização em tempo real.

  • Planos sustentáveis de materiais obtidos eticamente.


Supply Chain demanda agilidade, sincronismo e resiliência principalmente em momentos de disrupção. É de fundamental importância alinhar os diferentes planos da organização, tanto pela perspectiva operacional como financeira. Assim, o negócio se torna mais ágil, alinhado e está pronto para responder a qualquer situação. Com lucro.


Por: Paulo Roberto Bertaglia – Professor, Mentor, Palestrante, Escritor e Advisor

Fonte: SAP


Conheça a solução SAP que vai te ajudar a impulsionar a inovação no seu negócio. Acompanhe nas redes sociais da Golive: Facebook/ LinkedIn / Instagram/ WhatsApp/ Youtube

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page