top of page

SAP

SAP Business One

Fluxo de caixa

Finanças

Sistema de Gestão

ERP

  • Foto do escritorGolive

Os melhores benefícios de ter um bom sistema ERP implementado em uma empresa

Atualizado: 28 de fev. de 2023

À medida que a tecnologia avança e evolui, nunca foi tão importante considerar a implementação de uma boa solução ERP em sua empresa. Com isso em mente, a Golive elencou alguns dos melhores benefícios de ter um sistema ERP.



Os melhores benefícios de ter um bom sistema ERP implementado em uma empresa SAP Business One TOTVS nuvem

De acordo com o Gartner, “Sistema de Gestão Empresarial (ERP) é definido como a capacidade de fornecer um conjunto integrado de aplicativos de negócios. As ferramentas de ERP compartilham um modelo de dados, abrangendo processos operacionais amplos e profundos de ponta a ponta, como os encontrados em finanças, distribuição, manufatura, serviços e suprimentos.” As soluções de ERP nunca foram tão importantes, pois são ferramentas cruciais para gerenciar milhares de empresas de todos os tamanhos e setores.


À medida que a tecnologia continua avançando e evoluindo, agora é a hora de considerar investir em um bom sistema ERP. À medida que sua organização cresce, inevitavelmente surgem novos desafios, os processos se tornam mais complexos, o gerenciamento da cadeia de suprimentos pode ser mais difícil de controlar e os gastos financeiros aumentam. Sua eficiência pode diminuir se você não estiver utilizando todas as suas informações de maneira produtiva.

Com tudo isso em mente, vejamos alguns dos melhores benefícios de ter um bom sistema ERP implementado nos processos da sua empresa.


Os benefícios de ter um sistema ERP

Informações e dados em tempo real


Um impacto imediato da implementação de uma solução de ERP é o fluxo sistemático e uniforme de dados e informações de negócios em todos os departamentos de uma organização. Essas informações em tempo real permitem que você tome melhores decisões de negócios e garante que todas as informações e dados estejam totalmente atualizados e precisos.


Colaboração aprimorada


A falta de colaboração e a má comunicação geralmente são resultado de funcionários sem as informações de que precisam. Ao dar a eles acesso controlado a dados de outros departamentos, o software ERP aumenta a colaboração, pois os funcionários têm a capacidade de ver o “quadro geral” da empresa.


Produtividade aumentada

Muitas empresas experimentam melhorias notáveis em sua eficiência e produtividade geral com investimentos em boas soluções de ERP. Eles podem ajudar a eliminar a repetição nos processos de negócios e tarefas manuais tediosas e melhorar os esforços após a implementação do software ERP, o que economiza tempo valioso dos funcionários. Isso, além de muito mais, permite que eles se concentrem melhor em outras operações, análises ou processos de negócios que precisam ser aprimorados.


Relatórios muito mais simples


Um bom software ERP ajuda a tornar os relatórios e cotações muito mais fáceis e personalizáveis. Com recursos aprimorados de relatórios, sua empresa pode responder rapidamente a solicitações de dados complexos. Os usuários podem até mesmo executar seus relatórios sem depender da ajuda da TI. Isso economiza tempo de seus usuários para usar em outros projetos mais críticos.


Visão 360 graus das operações comerciais


Sempre existe a possibilidade de um cliente precisar alterar um pedido, devido a isto, as vezes é preciso improvisar e descobrir como fazer as alterações necessárias e fazer cumprir a data de entrega original. Com um bom sistema ERP, as mudanças do cliente não serão tão estressantes por causa da visão 360 graus do seu negócio. Isso abrange departamentos de vendas, atendimento ao cliente, planejamento, contabilidade, produção e distribuição, integrando-os e compartilhando dados entre os níveis. Com esta tecnologia, todos os departamentos relevantes serão notificados quando um cronograma ou produto for alterado.


Integração perfeita


Uma solução ERP bem-sucedida e competente usa um banco de dados centralizado integrado que suporta todos os processos centrais (core) de negócios. Isso leva à integração sem esforço dos departamentos em toda a organização. A integração perfeita dentro de uma organização permite maiores ideias, tomada de decisões coerente e melhora as experiências do cliente. Também ajuda na tomada de decisões.

Melhor atendimento ao cliente


Os bons sistemas ERP geralmente vêm com módulos ou rotinas de CRM (Customer Relationship Management), juntamente com vendas, finanças e outras funções de front-office. A função de CRM de um ERP é fundamental, pois a principal maneira de uma empresa se manter competitiva é obter clientes de forma recorrente, resultando em lucratividade. Por exemplo, os funcionários do departamento de vendas e atendimento ao cliente podem se comunicar melhor com os clientes e melhorar os relacionamentos por meio de acesso mais rápido e preciso às informações e ao histórico dos clientes que um bom sistema ERP fornece.


Promove a redução de custos operacionais


Por último, mas não menos importante, a integração de uma solução ERP robusta ajuda a reduzir os custos operacionais e de mão de obra de uma empresa. As empresas podem gerenciar melhor seu tempo e recursos empresariais, eventualmente economizando seu dinheiro e obtendo o máximo ROI.


Ficou claro para você os benefícios de um bom ERP? Você já conhece o SAP Business One HANA?


Conheça melhor as soluções para seu negócio nas redes sociais da Golive: Facebook/ LinkedIn / Instagram/ WhatsApp/ Youtube







331 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page