SAP

SAP Business One

Fluxo de caixa

Finanças

Sistema de Gestão

ERP

  • Golive

O que é SAP HANA?

Primeiro um banco de dados, depois uma plataforma, e hoje a base do SAP Business One HANA: o que é o SAP HANA e qual o lugar da tecnologia in-memory hoje e no futuro?


Muitos gestores ou líderes das organizações têm dúvidas em relação a isso, uma vez que o HANA evoluiu com o passar dos anos e teve o seu conceito atualizado.


O SAP HANA como banco de dados


HANA é uma sigla para High Performance Analytic Appliance (ferramenta analítica de alto desempenho) e foi desenvolvido para aplicativos analíticos que podem ser implementados em alta velocidade. E, se necessário, também com muitos dados ao mesmo tempo. Dessa forma, ele se torna perfeito para uma demanda importante: Big Data.

A tecnologia in-memory no banco de dados SAP HANA está disponível no mercado desde 2011. Por manter todos os dados na memória de trabalho, essa tecnologia cumpre seu primeiro compromisso: analisar de modo altamente produtivo. Além disso, o primeiro produto a se beneficiar da inovação foi o SAP Business Warehouse, tradicionalmente especializado em análises e geração de relatórios.


O SAP HANA transforma-se em plataforma


Em 2013, o SAP HANA evoluiu, uma vez que o os algoritmos dos dos mecanismos de cálculos programados (ABAP) começaram a ser implantados no banco de dados.

A tecnologia in-memory é uma peça importante para as novas infraestruturas de TI. Isso pode ser visto quando observamos o SAP Business Suite, um software que abriga todas as áreas relevantes da empresa, como as finanças, a logística e os processos do cliente.

Assim sendo, a tecnologia se estabeleceu como uma plataforma, possibilitando que novos aplicativos fossem criados. Tudo isso gera mais facilidade para os usuários, uma vez que processos conquistados foram transferidos para a plataforma.


O SAP HANA e suas funções adicionais


Entre os diferenciais que o SAP HANA oferece estão as funcionalidades adicionais, como análise de texto, ferramentas para análises preditivas, data mining, motor de busca geoespacial, entre outros. Em outras plataformas, era necessário integrar softwares adicionais para contar com esses serviços, enquanto a plataforma SAP HANA já os inclui.

Empresas de grande porte, como a Mercedes AMG adotaram o uso dessa tecnologia, para fazer análises de dados em tempo real. Eles analisam os testes de motores e, caso qualquer irregularidade for identificada, o sistema reporta para um padrão diferente e os testes que consomem muito são paralisados.

Também vale destacar que o SAP HANA é dotado de tecnologias com machine learning, ou seja, tem a capacidade de aprender com os dados que administra. Exemplo disso pode ser visto nas atividades desenvolvidas pelo Centro Alemão de Pesquisas contra o Câncer.

Nessa instituição, os dados não estruturados, como os relatórios médicos, são agrupados, e o sistema “aprende” a ler o vocabulário utilizado na escrita dos profissionais da saúde. De tal forma, as informações se tornam pesquisáveis e podem ajudar os médicos a identificarem padrões para fazer testes e barrar o avanço de doenças nas pessoas, por exemplo.


SAP B1 HANA, uma solução completa apoiada na plataforma HANA


gif

Posteriormente surgiu o SAP B1 HANA. Este software de gestão de empresas (ERP) conecta e simplifica processos possibilitando o crescimento da sua empresa. Ele permite o controle dos fluxo de processos de forma integrada, onde se pode analisar os dados desde a compra de um material, passando pelo processo produtivo, vendas, recebimentos, pagamentos, contabilização e muitos outros processos. Além disto, proporciona a análise de dados em tempo real que garantem a confiabilidade do seu negócio com a flexibilidade e o desempenho que os seus dados demandam.


Abaixo algumas funcionalidades contidas no SAP B1 HANA.

  • Painéis Avançados e KPI’s: Processa grandes volumes de dados transacionais avançados in-memory com o objetivo de mensurar o desempenho da sua empresa;

  • Análise interativa de dados: De modo instantâneo, explore dados de qualquer origem;

  • Previsão inteligente: Implemente técnicas de previsão para gerenciamento de estoque, financeiro, vendas, etc, melhorando a eficiência e aumentando os lucros.

  • Enterprise Search: obtenha acesso mais rápido a dados relevantes ou transacionais com base em uma pesquisa semelhante ao Google. Aplique filtros dinâmicos e analise ao mesmo tempo que segue as políticas de segurança de dados projetadas por seus administradores ou implementadores de sistema.

Em resumo, esta plataforma muda em primeiro lugar a forma como ocorre o gerenciamento de dados. Há ainda processamento de funções analíticas in-memory, virtualização, processamento avançado e uma plataforma única possibilitando o desenvolvimento de aplicativos.


A certeza que fica é que independentemente do tamanho da organização, ou do modelo de adoção, seja Cloud ou até mesmo on premise, haverá um benefício que a plataforma pode proporcionar à qualquer ramo de negócios.


Fonte: SAP


Ficou claro para você os benefícios do SAP Business One HANA?


Conheça melhor as soluções para seu negócio nas redes sociais da Golive: Facebook/ LinkedIn / Instagram/ WhatsApp/ Youtube


#ERP #Sistemadegestao #Negocios #Tecnologia #Eficiencia #Inovacao #SAPB1 #SAPBusinessOne #Cloud #HANA



98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo