top of page

SAP

SAP Business One

Fluxo de caixa

Finanças

Sistema de Gestão

ERP

  • Foto do escritorGolive

Porque um ERP específico para a industria da moda pode ajudar na era da Industria 4.0?

Atualizado: 8 de nov. de 2022


A indústria 4.0 é, hoje, o que impulsiona uma série de avanços no processo produtivo, trazendo um aspecto mais elaborado em relação ao uso da tecnologia, elevando o ideal de automatização para um patamar bem acima do que a indústria está habituada.


O que é indústria 4.0?


Também conhecida como a quarta revolução industrial, é um conceito que representa a automação industrial e a integração de diferentes tecnologias como inteligência artificial, robótica, internet das coisas (IoT) e computação em nuvem com o objetivo de promover a digitalização das atividades industriais melhorando os processos e aumentando a produtividade.


Estima-se que as melhorias trazidas pela Indústria 4.0 aumentem em cerca de 22% a produtividade das empresas que as utilizam. A indústria de confecções, calçados e acessórios se incluem neste processo.


No que um bom ERP pode ajudar nesta implementação?


O ERP é parte fundamental para a implementação e consolidação da indústria 4.0, pois as suas principais característica são integrar informações e permitir a consulta de forma fácil a rápida municiando os gestores com as informações para tomada de decisão.


Um dos principais desafios das confecções é ter informações unificadas e acessíveis de qualquer lugar, ou seja um ERP 100% acessível via nuvem que consiga atender as necessidade de controle de compras, estoque, vendas e produção via grade de produtos, garantir a reposição dos produtos nos pontos de venda de forma rápida e sem quebras, bem como conseguir o melhor aproveitamento possível para as matérias primas.


Como outras necessidades, também presentes em outros ramos de atividade, vemos a possibilidade de o sistema ser facilmente integrável ou integrado a funcionalidades como e-commerce, cupom fiscal (NFC-e), nota fiscal eletrônica (NF-e), nota eletrônica de serviços (NFS-e), são cruciais para um bom funcionamento do processo.


Não há mais espaço para empresas que ainda depende de planilhas, anotações em papeis, informações “de cabeça”, etc. para programar a produção. Se a sua empresa sofre com a concorrência e não consegue ter a competitividade desejada, pode ser porque ainda se perde muito tempo com cálculos e captura de informações de forma manual. Ou então que seu ERP não é adequado ao seu processo.


No que um sistema específico para a indústria da moda pode ajudar?


Como aspectos específicos da indústria do setor de moda podemos destacar:

  • Integração dos departamentos e informações;

  • Controles de produtos por grade (cores, tamanhos, modelos, etc);

  • Gestão de modelos e coleções;

  • Fichas técnicas de produtos com folha de custos;

  • Gestão de projeto, design e fluxo de trabalho;

  • Gestão e integração de compras, vendas, estoque e produção, por produto e por grade;

Além das particularidades da indústria de confecções, calçados e acessórios, é sempre bom frisar a necessidade de um bom ERP controlar e proporcionar os itens abaixo citados:

  • Gestão contábil e fiscal integrada e confiável;

  • Relatórios e indicadores em tempo real;

  • Gestão financeiras e integração bancária;

  • Informações gerenciais para tomada de decisão.


Como você avalia a sua empresa em relação a indústria 4.0? Quais passos você já deu para aprimorar seus controles, ter velocidade, qualidade e ainda maior competitividade no seu mercado de atuação?


A Golive trabalha com a tecnologia e compliance da SAP e ainda consegue atender as especificidades tão cruciais da industria da moda como confecções, calçados e acessórios através da solução B1Moda. Veja o vídeo abaixo e conheça melhor como podemos ajudar sua empresa.



Entre em contato conosco e marque uma demonstração clicando aqui.


Conheça melhor as soluções para seu negócio nas redes sociais da Golive: Facebook/ LinkedIn / Instagram/ WhatsApp/ Youtube



153 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page