top of page

SAP

SAP Business One

Fluxo de caixa

Finanças

Sistema de Gestão

ERP

  • Foto do escritorGolive

Qual a diferença entre sistema SAP e ERP?

Compreendendo as relações entre a SAP e os sistemas de gestão ERP.


diferença entre sistema SAP e ERP

O sistema integrado de gestão, conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning), começou a se difundir mundialmente no início da década de 1990 por intermédio da empresa alemã SAP que, por sua vez, produz o SAP Business One. No entanto, essa associação entre os dois acabou gerando confusão ao longo dos anos, levando muitas organizações e usuários a acreditarem que estão utilizando o software alemão, quando na verdade estão fazendo uso de outro sistema ERP.


Atualmente, no Brasil, o ERP é amplamente conhecido e utilizado, tanto por grandes empresas como por negócios de médio e pequeno porte. A SAP oferece um extenso portfólio de soluções e ferramentas baseadas em nuvem (software como serviço), adequadas para atender às necessidades de qualquer tipo de organização, independentemente do número de colaboradores.


No entanto, é importante lembrar que a escolha do sistema de gestão ideal para uma organização requer uma análise das exigências específicas do negócio, dos recursos técnicos disponíveis e do suporte e melhoria contínua oferecidos.


Vantagens do sistema integrado de gestão ERP


A importância do software ERP para as empresas pode ser ilustrada pelo crescente índice de adoção. De acordo com previsões do setor, o valor global do mercado de software ERP deverá alcançar US$ 78,40 bilhões até 2026, registrando um crescimento anual de 10,2% no período de 2019 a 2026. Isso porque é composto por módulos integrados que se comunicam entre si e compartilham um banco de dados centralizado.


Alguns dos módulos mais utilizados do sistema de gestão incluem:

  • Finanças: Considerado a espinha dorsal da maioria dos sistemas ERP, auxilia as empresas no rastreamento de contas a pagar e a receber, no fechamento eficiente de livros contábeis, na geração de relatórios financeiros, no cumprimento de padrões de reconhecimento de receitas, na mitigação de riscos, entre outros.

  • Gestão de Recursos Humanos: Presente na maioria dos sistemas, fornece recursos essenciais como controle de pontualidade, gestão de presença e processamento da folha de pagamento.

  • Sourcing e procurement: Ajuda as empresas a adquirir materiais e serviços necessários para a fabricação de seus produtos. Centraliza e automatiza o processo de compras.

  • Vendas: Rastreia as comunicações com clientes e prospects, fornecendo informações baseadas em dados para aumentar as vendas, identificar oportunidades de promoção e upsell.

  • Produção: Simplifica processos de produção complexos e garante que estejam alinhados com a demanda.

  • Logística e gestão da cadeia de suprimentos: Rastreia o movimento de mercadorias e suprimentos em toda a cadeia de suprimentos, oferecendo ferramentas para gestão de estoques em tempo real e muito mais.

Além das vantagens já citadas, com o sistema de gestão, você precisará inserir as informações apenas uma única vez, há a integração de dados entre as diferentes áreas da organização e a disponibilização desses dados em tempo real. Isso faz toda a diferença para a rotina empresarial. Além disso, o ERP pode ser utilizado por diferentes unidades de negócio ou processos, auxiliando também na gestão da empresa.


Em outras palavras, trata-se de uma organização com um fluxo consistente de dados, que transita entre as diferentes interfaces do negócio, oferecendo a informação correta, para a pessoa certa, no momento apropriado.


Conclusão


O ERP se refere a um tipo de software utilizado para integrar e gerenciar os principais processos de uma organização. Ele abrange diversas áreas de negócio, como finanças, contabilidade, compras, vendas, recursos humanos e gestão de estoque.


Por outro lado, a SAP é uma empresa alemã especializada no desenvolvimento e fornecimento de software empresarial. Eles oferecem uma variedade de produtos e soluções, incluindo o SAP ERP, que é um sistema integrado que permite às empresas gerenciar e controlar diversos processos de negócio, como finanças, contabilidade, compras, vendas, gestão de estoque, recursos humanos e muito mais.


O ERP da SAP é projetado para fornecer uma visão abrangente e em tempo real das operações da empresa, facilitando a tomada de decisões estratégicas e a otimização dos processos. Ele permite a integração de informações e fluxos de trabalho entre diferentes departamentos e funções, fornecendo uma plataforma centralizada para a coleta, armazenamento e análise de dados empresariais.


E mais, é altamente personalizável e configurável, o que significa que pode ser adaptado às necessidades específicas de cada organização. Ele oferece uma ampla gama de módulos e funcionalidades que podem ser selecionados e implementados conforme as exigências do negócio.


Como podemos ajudar a sua empresa?


Desde 2011, a Golive Consultoria é uma consultoria especializada em soluções ERP com atendimento em todo o país e profissionais capacitados para compreender e auxiliar todas as demandas das empresas. Somos parceiros da SAP no Brasil e nosso time está preparado para entender e solucionar qualquer desafio relacionado à gestão empresarial.


Entre em contato conosco para garantir o suporte que uma solução integrada pode oferecer à sua empresa, possibilitando que resultados positivos sejam alcançados com frequência, inteligência e agilidade.


160 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page