top of page

SAP

SAP Business One

Fluxo de caixa

Finanças

Sistema de Gestão

ERP

  • Foto do escritorGolive

O que um bom ERP pode fazer diferença na retomada econômica?


Muitos canais da imprensa sinalizam indicadores positivos sobre a recuperação da atividade econômica no país. Porém, a recuperação econômica deve ser tratada com cautela e não excessivamente otimista - essa é a visão de muitos economistas e analistas. No entanto, é natural vir o questionamento: a tecnologia e um ERP de alta qualidade (sistema de gestão) farão a diferença neste cenário?


Hoje vivemos em um mundo onde a tecnologia desempenha um papel central na vida das pessoas e na gestão e operação das empresas. ERP e outras tecnologias podem e devem promover a automação de processos, tornar os números mais visíveis e precisos e controlar melhor as operações. O resultado é uma empresa mais eficiente, competitiva e lucrativa.


O ERP amadureceu e combinou os detalhes, requisitos e melhores práticas de cada parte da economia. Esta evolução permite ao sistema de gestão atingir, em seu core, um maior grau de normalização e padronização, com o intuito de obter mais conformidade. Além disso, sistemas e plataformas ganharam computação em nuvem (cloud), o que torna o projeto menos intrusivo e elimina a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura (redes, servidores, equipes, etc).


Como o ERP ajudará na recuperação econômica?


O processo de transformação digital das empresas é irreversível e 2020 será marcado como um "ponto de virada". As empresas que já estavam nessa jornada aceleraram seus planos digitais, enquanto outras empresas que ainda não estavam pensando nisto amargaram perdas. Um estudo realizado pela Grand Thorton, em agostos de 2020, apontou os seguintes planos para os próximos anos:

  • 69% dos CFOs disseram que vão investir mais na transformação digital;

  • 66% disseram que usarão mais tecnologia em 2021;

  • 89% disseram que a informação estruturada e analisada é a chave para o sucesso da empresa;

  • 60% dos executivos apontaram que mais de 20% do orçamento da empresa será usado para transformação digital, e o ERP se tornará o foco da organização;

Na prática, por que sua empresa deveria considerar o ERP para a estratégia 2021?


O primeiro aspecto é que o ERP ajuda a melhorar as práticas de gestão. Porém, no momento da recuperação, um bom sistema de gestão pode controlar melhor o processo e verificar rapidamente onde está o gargalo.

Outro ponto é gerenciar melhor o estoque, pois para que o negócio funcione normalmente é necessário um nível de estoque adequado e, para não perder dinheiro, é preciso evitar estoques excessivos.

Por outro lado, o ERP oferece oportunidades de otimizar equipes, automatizando processos e tarefas, reduzindo ou reutilizando para outras atividades. Abaixo seguem os principais pontos que o ERP pode ajudar nos processos da empresa:

  • Promover mais eficiência para sua empresa e maior retorno para seus negócios;

  • Permitir crescimento de forma mais estruturada e dentro das regras fiscais;

  • Estabelecer processos mais produtivos e gerenciamento mais ágil;

  • Gestão em tempo real com acesso por dispositivos móveis (mobile);

  • Gestão financeira mais eficaz com controles por contrato, clientes e produto;

  • Controle e análise de dados multi-empresas e multi-filiais;

  • Análises e respostas para tomada de decisão em tempo real.


A GoLive Consultoria trabalha com os ERPs lideres de mercado: SAP Business One e TOTVS Protheus. Conheça melhor nossas soluções tecnológicas nas nossas redes sociais: Facebook/ LinkedIn / Instagram/ WhatsApp/ Youtube


178 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page